No próximo sábado, o historiador, mestre em Educação e doutorando em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp), Alex Barreiro, irá lançar sua primeira obra no auditório das Faculdades Integradas Maria Imaculada (Fimi), de Mogi Guaçu. A obra se chama Pedagogia dos Desejos: eugenia, psicanálise e sexualidade infantil brasileira, e é fruto de seu projeto de mestrado realizado e defendido na Universidade. A entrada no evento, que terá formato de explanação do tema, bate-papo e começará às 14h, é gratuita.
Barreiro explicou que durante o mestrado teve contato com diversos documentos que tratavam sobre eugenia e, em meio aos trabalhos, notou que a criança era abordada em diversos momentos. A pesquisa de Barreiro se deu entre os anos de 1920 e 1930, década em que foi possível constatar que as crianças eram tratadas como perigosas para o país caso não tivessem sua sexualidade disciplinada. “O que vai haver é uma preocupação eugênica associada à reprodução. A partir do ponto de vista eugênico era preciso eliminar as crianças com vícios sexuais e todo tipo de patologia. É um período em que querem criar uma razão moral, não importava a cor da pele, dos olhos, mas a moralidade sexual”, explicou o historiador.
A vertente possível nesse discurso que foi, inclusive, incorporado pelo governo da época é que só havia possibilidade para um tipo de sexualidade: a heterossexualidade, e todas as demais formas que não ela eram condenadas.
Para tanto, diversos foram as formas de disseminação desse pensamento que chegou com mais força até a classe média e alta da época. Para se ter ideia, as famílias do período recebiam instruções de médicos de como moldar as crianças para a sexualidade aceita.
“Esse livro é um ato político que mostra que a identidade heterossexual foi forjada ao longo da História e uma forma de mostrar como as outras sexualidades forma colocadas como doenças. A obra mostra o quanto isso permitiu se estabelecer a heterossexualidade como norma. É importante compreender que não existe natureza na sexualidade e na afetividade, mas formas variadas de se exercer um ou outro”, finalizou o professor.
Onde encontrar
A obra já está disponível para venda no site da editora Lexia. O valor do livro é R$ 24. O site da editora é www.lexia.com.br. Durante o evento, alguns exemplares também poderão ser adquiridos.
Serviço
O que: lançamento do livro Pedagogia dos Desejos: eugenia, psicanálise e sexualidade infantil brasileira
Quando: próximo sábado, dia 25
Horário: a partir das 14h
Local: auditório das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Mogi Guaçu
Entrada: gratuita