Para quem gosta de destinar o tempo livre para uma boa leitura, uma opção é conhecer a obra Cartas a um Filho em Coma, do escritor David Haize, heterônimo de R. Roldan-Roldan, que atualmente vive em Campinas, e já tem 30 livros escritos, sendo 25 impressos e cinco disponíveis em seu blog. Essa é a primeira vez que o autor publica uma obra baseada em fatos reais, na qual um pai passa pela dor de ter um filho em coma por três meses, após ter se acidentado de moto, e para aliviar a sua angústia opta por fazer uso da literatura.
“Então comecei a escrever cartas para aliviar a dor, a angústia, o desespero, contando coisas do dia a dia. É o pai falando ao seu filho como se ele estivesse consciente. Uns procuram Deus, a religião, outros as drogas, a bebida. Como eu tinha a literatura, que para mim é como se fosse Deus, eu me apeguei a ela para sobreviver”, explicou o autor.
O acidente do filho, Nicolas, aconteceu em março de 2007, porém por muito tempo as cartas ficaram guardadas, já que havia certo pudor do escritor em publicá-las. O pai e autor, R. Roldan-Roldan, defende com unhas e dentes a preservação da particularidade e tornar pública a dor, que para ele é tão pessoal, seria expor sua intimidade mais profunda.
No entanto, a ideia mudou. O filho do autor saiu do coma e uma das formas de apagar o período foi divulgar algumas das cartas em seu blog, onde mantém algumas de suas obras. “Ficou uma sequela dentro do meu ser e para exorcizar esse período que foi muito dramático passei a colocar algumas cartas no blog e algumas pessoas, amigos passaram a comentar. É uma forma de encerrar esse período”, explicou.
Além de apagar essa fase tão marcante em sua vida, o escritor acredita que publicar as cartas é uma forma de ajudar pessoas que passam pela mesma situação. “Acredito que estarei falando a muitas pessoas e muitas poderão se identificar”.
Outro ponto que levou R. Roldan-Roldan a expor as cartas é simples, porém impensado para a maioria das pessoas. Segundo ele, todo autor de certa forma se expõe em qualquer obra que seja, porém, o que muda entre um livro de ficção e uma biografia é como as faces são expostas.
“O escritor sempre põe uma face de seu caráter em determinado personagem, ou se desmembra e coloca várias faces em diversos personagens. O que muda com essa obra é que agora a nudez é frontal”, finalizou.
Adquirir
Para adquirir a obra Cartas a um Filho em Coma, lançada na quinta-feira em Campinas, com 36 páginas e que custa R$ 40, o leitor pode entrar em contato com a editora Komedi, de Campinas, pelo telefone (19) 3249 2800. Em Campinas, a obra será vendida na Livraria Pontes, que fica à Rua Dr. Quirino, 1223, no Centro.
No blog do autor é possível conhecer algumas cartas, seus contos, poesias, peças e artigos, o endereço é http://davidhaize.wordpress.com. As cartas estão nos arquivos de abril de 2011.
Veja trecho da primeira carta ao filho:
“Ah, meu filho, não se faça esperar muito. Volte logo. Que eu não sou tão forte assim. Nem tão jovem. Sim, o cansaço já se faz sentir. O combustível da alma anda escasso. Mesmo para escrever. Mas redigir esta primeira carta me fez muito bem”.