quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIAL☆ Destaque EsporteLucy Montoro amplia vagas para modalidades adaptadas

Lucy Montoro amplia vagas para modalidades adaptadas

Com o objetivo de apoiar na recuperação e tratamento de pessoas com deficiência física, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro, de Mogi Mirim, sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), ampliou o programa de esporte adaptado.

O objetivo é expandir a vivência esportiva, estimulando a integração social dos pacientes. Além de novas modalidades, o programa conta com um maior número de vagas. Pelo menos 30 pacientes participam das atividades semanais. Ao todo, mais de 200 pacientes já praticaram algum tipo de esporte paralímpico na Instituição.

A unidade de Mogi Mirim é uma das quatro espalhadas pelo país e que oferece atividades esportivas, como badminton, basquete, bocha e tênis de mesa. Todas são atividades complementares sugeridas de acordo com o perfil de cada paciente. A prática de esporte como estratégia terapêutica ocupa cada vez mais espaço por mostrar inúmeros benefícios à reabilitação física, motora e cardiorrespiratória, além de ser um importante facilitador para a integração e reinserção social.

“O esporte beneficia o paciente sob o ponto de vista metabólico, prevenindo e combatendo uma série de doenças como hipertensão arterial, diabetes, síndrome metabólica, aterosclerose, infarto, AVC e obesidade, por exemplo, além de promover a saúde mental, prevenindo e combatendo a depressão e a ansiedade”, destacou Thiago Rocha Alves Duarte, médico fisiatra do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Mogi Mirim.

“Ao longo de quase 10 anos de parceria, tivemos avanços importantes, que permitiu aumentar a nossa capacidade operacional, proporcionando um tratamento de alto nível a pacientes com deficiência física, doenças incapacitantes e severas restrições de mobilidade. Desenvolvemos projetos de políticas públicas para inclusão social, ações de conscientização com a comunidade, programas de esporte adaptado, além de muita capacitação, treinamento e tecnologia de ponta, capaz de contribuir significativamente para a recuperação do paciente e sua reinserção na sociedade”, comentou Adolfo Martin, diretor técnico adjunto do IRSSL.

As aulas acontecem todos os dias no ginásio poliesportivo da unidade e sob a supervisão de profissionais de educação física. De acordo com a modalidade, as aulas podem durar de uma a duas horas, com turmas de quatro a 10 participantes. O tratamento pode variar de acordo com as necessidades individuais.

Os pacientes contam com quatro diferentes modalidades, todas elaboradas estrategicamente para contribuir significativamente na recuperação e reinserção na sociedade.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments