sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2‘Lugar de autista é em todo lugar’ é tema do 2 de...

‘Lugar de autista é em todo lugar’ é tema do 2 de abril, Dia de Conscientização

Alunos se divertem com futebol no sabão, na Fonte Viva. Fotos: Divulgação/Fonte Viva

O tema da campanha nacional deste ano para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo — que acontece todo 2 de abril — é “Lugar de autista é em todo lugar”, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar, para promover uma mensagem inclusiva à sociedade em relação às pessoas autistas.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito do transtorno do espectro autista (TEA), a Associação de Pais e Amigos do Autista da Baixa Mogiana Fonte Viva, de Mogi Mirim, realiza neste sábado, 2, uma programação especial na Praça São José, ao lado da Igreja Matriz, no Centro.

Neste dia, os principais cartões-postais do mundo se iluminam de azul, como o Cristo Redentor no Brasil, simbolizando a data.

Na programação, com início às 9h, consta passeata de conscientização, entrega de balões azuis, pipoca, algodão doce, central de dúvidas sobre TEA com equipe interdisciplinar da Fonte Viva, pintura facial e brincadeiras. A programação vai até as 12h.

“Estudos revelam que a taxa atual de autismo no Brasil é de uma criança a cada 38 nascidas. E muita gente não sabe disso e, se sabe, às vezes, não aceita. Por isso a importância da conscientização”, comentou Arlete de Lima Michelon, diretora fundadora da Fonte Viva.

Atualmente a Fonte Viva, instalada nas Chácaras São Marcelo, atende 26 alunos de todas as idades, com 26 profissionais que formam uma equipe multidisciplinar especializada.

TEA

O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, sendo um transtorno permanente, que aparece durante os três primeiros anos de vida, afetando a capacidade de pessoas em se comunicar, interagir com os outros e na aprendizagem.

Por isso, é necessária a colaboração e a aceitação da deficiência, principalmente para a inclusão ocorrer.

Fonte Viva

A Fonte Viva trabalha para a melhora gradativa da qualidade de vida do autista. E também precisa de ajuda. Quem desejar contribuir pode entrar em contato com a associação.

Contribuições podem ser realizadas através de Pix ou depósito nas contas bancárias relacionadas: Banco Santander, agência 0181, conta 13001973-8 ou Banco Sicredi, agência 0718, conta 29402-1. A chave pix da entidade é: [email protected]. O contato é pelo (19) 3804-0062 (Fone e WhatsApp).

Saiba mais. Visite as redes sociais da instituição: associcaofonteviva (Facebook) e @associacaofonteviva (Instagram). O site é o www.associacaofonteviva.org.br.

Sede Própria

Projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores esta semana autorizou a concessão de uma área municipal de 2,9 mil m³ para a construção da sede própria da Associação Fonte Viva. O terreno fica à Rua Benedito da Cunha Campos, em frente da Emei do Jardim Paulista. O prazo de concessão é de 30 anos, prorrogável por igual período.

A aprovação do PL foi por unanimidade.

A entidade tem até dois anos para iniciar as obras e cinco para concluí-las. Estima-se um investimento próprio de R$ 2 milhões a R$ 3 milhões, segundo a Fonte Viva.

Também, esta semana, foi aprovado PL do vereador Magalhães (PSDB), pai de autista, que obriga a Prefeitura a fazer um questionário em crianças de 16 a 30 meses a fim de obter uma triagem precoce do transtorno do espectro autista (TEA).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments