Atual campeão do Parapan-Americano, o mesatenista mogimiriano Luiz Filipe Guarnieri Manara perdeu todos os jogos disputados nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, realizadas de 7 a 18 de setembro. Pelo alto nível dos concorrentes, Manara já não tinha expectativa de medalhas na competição, mas aspirava surpreender e alcançar a fase eliminatória. “Considerando que eu enfrentei o quinto e o sétimo mundo não dá para falar que foi ruim, o resultado não foi bom, mas o desempenho, sim. Não fico tão chateado, mas gostaria de ter ido mais longe”, analisou.
Competindo na categoria individual masculino, classe 8, Manara integrou o Grupo F, ao lado de Andras Csonka, da Hungria, e Linus Karlsson, da Suécia. A competição foi formada por 18 mesatenistas divididos em seis grupos de três atletas.
A estreia de Manara foi no dia 8, quando foi derrotado por 3 sets a 0 pelo húngaro Csonka. As parciais foram 11/6, 11/7 e 11/2. A duração total da partida foi 17 minutos. “Era um jogo bem complicado pelo estilo de jogo dele que não encaixa com o meu, que não dá ritmo”, lamentou.
No dia 9, sexta-feira, o mogimiriano, precisando da vitória, perdeu para o sueco Karlsson por 3 sets a 2. Manara venceu os dois primeiros sets, com parciais de 11/7 e 14/12. Depois, sofreu a virada, perdendo três sets com os placares 11/3 e duplo 11/6. O jogo teve duração total de 30 minutos. A questão física fez a diferença. “Caiu um pouco meu rendimento físico e junto com ele o técnico. Principalmente no terceiro set, que eu fiz um set muito ruim e deu moral pra ele. E nos outros dois sets, os pontos que eu estava ganhando nas longas trocas de bola que são os pontos que dão mais moral, eu acabei começando a perder”, lamentou.
O grupo teve como primeiro colocado o sueco, que já havia vencido o húngaro por 3 sets a 2. Em terceiro lugar, Manara foi eliminado logo na fase de grupos, enquanto os outros dois atletas avançaram à etapa eliminatória.
O sueco acabou eliminado nas quartas de final pelo polonês Piotr Grudzien por 3 sets a 2. Já o húngaro conquistou medalha de prata, perdendo a final para o chinês Shuai Zhao. O bronze ficou com Piotr Grudzien.
Na disputa por equipe, derrota para a Espanha
Na disputa por equipes da classe 6-8, no dia 14, o Brasil foi eliminado nas oitavas de final ao ser derrotado pela Espanha por 2 séries a 1. Houve uma disputa no formato melhor de três jogos, com uma partida em duplas e duas em jogos individuais.
Na partida em dupla, os espanhóis venceram o Brasil por 3 sets a 2. Manara formou dupla com Paulo Salmin e foi derrotado por Álvaro Vargas e Jordi Morales Garcia. A dupla espanhola ganhou o tie-break por 11 a 9.
Nos duelos individuais da disputa por equipe, Manara não competiu. O brasileiro Israel Stroh venceu Vargas por 3 sets a 1, igualando a série em 1 a 1. A vitória espanhola foi definida com a derrota de Paulo Salmin por 3 sets a 2 diante de Alberto Seoane Alcaraz. A Espanha acabou eliminada nas quartas de final pela Grã-Bretanha. O ouro ficou com a Ucrânia. Em torneio individual, Stroh foi medalhista de prata na classe 7.