sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueLula venceria Bolsonaro por 55% a 32% no segundo turno, diz pesquisa...

Lula venceria Bolsonaro por 55% a 32% no segundo turno, diz pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12) acendeu o sinal de alerta entre aliados do governo e até mesmo no Palácio do Planalto. O levantamento mostrou o ex-presidente Lula liderando a corrida eleitoral e derrotando o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno, por ampla margem de votos. Segundo o Datafolha, no primeiro turno, Lula tem 41% das intenções de voto, e Bolsonaro, 23%. Num eventual segundo turno entre os dois, conforme a pesquisa, Lula tem 55% das intenções de voto, e Bolsonaro, 32%. Em um segundo pelotão, embolados, aparecem Sergio Moro (sem partido), com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; Luciano Huck (sem partido), com 4%; João Doria (PSDB), que obtém 3%.

Ministro Tarcísio
contraria o chefe

A insistência do presidente Jair Bolsonaro em testar a candidatura do ministro Tarcísio de Freitas tem causado desconforto na equipe da Infraestrutura. Em conversas com amigos, Tarcísio disse mais de uma vez que não quer concorrer ao governo de São Paulo, hoje comandado por João Doria (PSDB), desafeto de Bolsonaro, nem a outro cargo executivo, em 2022. Na terça-feira (11), ao falar com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro voltou ao assunto. “Eu estou a fim de ficar livre do Tarcísio, mandá-lo para São Paulo”, disse. Auxiliares de Tarcísio disseram, porém, que essas apostas eleitorais não lhe agradam. Outras possíveis candidaturas do entorno de Bolsonaro seriam o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, e do presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Dono da Havan
na mira da CPI

O maior entusiasta de Bolsonaro entre os empresários, Luciano Hang, dono da Havan, entrou na mira da CPI da Covid. Senadores devem pedir a quebra de sigilo bancário e fiscal de Hang. O objetivo é investigar se ele pagou sites e serviços de propagação de fake news ligados à Covid-19. A comissão quer apurar quem bancou a disseminação de remédios como cloroquina e ivermectina para combater a doença, quando a ciência já havia comprovado a sua ineficácia. O empresário é investigado em dois inquéritos que estão no Supremo Tribunal Federal, um sobre fake news e outro sobre organização e financiamento de atos antidemocráticos.

OAB propõe ação
contra o governo

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) propôs, com pedido de tutela antecipada de urgência, uma ação civil pública “contra uma série orquestrada de atos do Poder Executivo Federal que têm por objetivo declarado o desmonte da cena cultural no país”, como ressalta em documento. De acordo com a OAB, “atos omissivos e comissivos de autoridades vinculadas à União têm acarretado incalculáveis danos ao patrimônio público e social na medida em que violam as garantias fundamentais do direito à cultura e ao acesso à cultura, em total desrespeito à ordem jurídica vigente e aos compromissos internacionais assumidos pela Federação”. A ação busca preservar a sistemática de aprovação de projetos culturais, que estão paralisadas.

Doria quer leiloar
22 aeroportos

O governo de São Paulo prepara para 15 de julho um leilão para a concessão de 22 aeroportos regionais pelo prazo de 30 anos. A informação foi dada pelo governador João Doria (PSDB), em sua conta no Twitter. O leilão será realizado na B3. “São previstos R$ 450 milhões de investimentos privados para melhorar a estrutura dos aeroportos, gerando desenvolvimento, emprego e renda para a população”, escreveu Doria. Ao lançar o edital da concorrência internacional, mês passado, o governo de São Paulo havia informado que os 22 aeroportos regionais estão divididos em dois blocos – Noroeste e Sudeste. Ainda de acordo com o governo paulista seis desses aeroportos já contam com serviços de aviação comercial regular, enquanto 13 têm potencial de se desenvolver como novas rotas regulares.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments