Por Marcel Alex Soares dos Santos
Luz intensa pulsada (LIP) é uma tecnologia disponível em algumas plataformas de Laser que emite feixes de luzes policromáticas e não colimada (em várias direções). Ou seja, são luzes diversas que emitem comprimentos de onda variados na pele, gerando calor local por meio desses disparos.
A nossa pele converte a energia luminosa que recebeu do equipamento em calor, coagulando o tecido e ativando, também, reações químicas do organismo. Desse modo, atua-se no tecido-alvo.
Benefícios: Vários estudos demonstram que a luz intensa pulsada é capaz de promover efeitos benéficos como: rejuvenescimento da pele, por proporcionar aumento na espessura; estimular a produção e reorganizar uniformemente as fibras colágenas e elásticas (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele).
Além disso, aumenta a atividade dos fibroblastos (células da derme responsáveis pela secreção das fibras de elastina e de colágeno). A aplicação da luz pulsada na pele envelhecida provoca a redução de telangiectasias (microvasos), rubor e vermelhidão, é ótimo para aqueles pacientes que têm rosácea.
Também proporciona melhora da aparência de rugas finas e grossas, da textura e aspereza da pele, na redução do tamanho de poros e na secreção de sebo, na elasticidade, na redução da elastose e na diminuição de ceratoses actínicas e clareia manchas na pele.
Isto vale tanto as de sol que tanto incomodam os pacientes em face, colo, dorso das mãos e braços, quanto aquelas manchas que surgem após algum quadro inflamatório na pele, como após espremer espinhas, queimaduras, entre outros. O procedimento é bem tranquilo de ser realizado, pouco doloroso, mas deve ser sempre realizado por um dermatologista que avalia antes a indicação de cada caso e aplica a Luz intensa pulsada com os parâmetros adequados para cada paciente.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia