sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeLyra Mogimiriana educa para a vida através da música e da arte

Lyra Mogimiriana educa para a vida através da música e da arte

A história da Lyra Mojimiriana começa em 1985, quando se propôs a ser uma escola de música, dedicada ao trabalho de base, com a musicalização infantil, o que no passado do município não era encontrado. Desde então, a banda promove o ensino gratuito de música para crianças e jovens a partir de 4 anos.

Nesses 28 anos de estrada, a Lyra é referência regional no trabalho que desenvolve, promovendo a difusão cultural por meio de bandas, orquestras e corais, atendendo atualmente 975 alunos. Desse total, 300 crianças são alcançadas por meio do Projeto SER, em parceria com a Prefeitura Municipal.

O passado é motivo de orgulho para a instituição. Diversos músicos, hoje trabalham com cantores consagrados no cenário musical ou cursam renomadas faculdades de música na capital paulista. Além dos gratos exemplos, a instituição já teve a oportunidade de tocar com nomes da música mundial como por exemplo, Toquinho, Renato Teixeira, Mazinho Quevedo, Bia Góes, Samuel Sené e Charlotte Ruby.

CARLOS
Carlinhos Lima, o maestro, continua até hoje na Lyra Mogimiriana, desempenhando papel importante para a cidade. (Foto: Divulgação)

Dentre os cursos de instrumentos oferecidos pela Lyra Mojimiriana estão: violino, viola, violoncelo, contra-baixo acústico, oboé, fagote, flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, trombone, trompa, tuba, percussão sinfônica, além dos instrumentos populares como violão, guitarra, contra-baixo elétrico, bateria e percussão popular.

A Lyra também promove a cultura com a Orquestra Sinfônica, a Banda, o Grupo de Seresta, com os corais, grupos de câmara, Orquestra de Violão, Orquestra Infantil, Lyrinha, Lyra Jazz (big band) e Fanfarra da Melhor Idade.

Construir cidadãos através da educação musical e torná-los agentes transformadores de uma sociedade melhor é o propósito da instituição, reconhecida pelo Ministério da Cultura como modelo em ensino musical. Motivo de orgulho para a cidade, neste ano a Lyra levou o nome de Mogi Mirim através da premiação pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) por dar continuidade à cultura de bandas musicais.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments