Saindo de Guarapari, nosso novo destino é Arraial do Cabo. Fizemos o trajeto beirando o mar e, no meio do caminho, está a cidade de Macaé, fizemos uma parada pois é uma cidade que tem um visual praiano bem bonito.
Macaé é o maior produtor de petróleo do Brasil e isto lhe rendeu o título de a capital nacional do petróleo. Não é uma cidade que diríamos ser um destino turístico de lazer para casais ou famílias, em que você pode passar uns dias e aproveitar, mas sim, turismo de negócios. Então, estando por lá para negócios, considere visitar nossas dicas.
São quatro os pontos que merecem uma visita: o Forte Marechal Hermes, a Praia do Campista, a Praia dos Cavaleiros e a Lagoa da Imboassica. O Forte está localizado na praia das Conchas, mais ao norte de Macaé. É uma construção do século XVIII utilizada para expulsar corsários que utilizavam Macaé como rota de saques. Até 2004 foi utilizada pelo exército para proteção da costa. Após esta data, foi aberto para visitação, que ocorre aos sábados, domingos e feriados das 9h às 14h, com agendamento antecipado.
As praias do Campista e dos Cavaleiros são complementares e, vindo do norte para o sul, a primeira é a do Campista. Com três quilômetros de extensão, larga faixa de areia, algumas pedras, água limpa de tom azulado e de mar aberto, teria tudo para ser a praia perfeita, mas um grande canal, bem próximo à faixa de areia, faz dela uma das praias mais perigosas daquela região. Não é raro casos de afogamento de pessoas que desconhecem ou são imprudentes, já que há farta sinalização do perigo iminente. Possui um calçadão muito bom e vários restaurantes muito concorridos nos finais de tarde. É a praia preferida de quem mora por lá. A dos Cavaleiros vem na sequência. Com as mesmas características do Campista, com um delicioso deck no calçadão e sem o canal que tanto preocupa na outra. Por parte estar em área de proteção, não possui toda a estrutura que a Campista oferece. Boa para banho.
Por último, mas não menos bonita é a Lagoa do Imboassica. Uma grande lagoa, bem próxima ao mar, possui pedalinhos para passeio, canoas, caiaques, quiosques e restaurantes. Passou a pouco tempo por recuperação ambiental. O ponto alto é apreciar o pôr de sol na lagoa. É fantástico.
Como Macaé vive de negócios de petróleo, a rede hoteleira é bem grande, porém cara. Então, na nossa visão, são lugares que valem a pena a visita se você já estiver na cidade para outra atividade ou estiver de passagem. Recomendamos também muito cuidado, pois é uma cidade violenta.
Erika Rodrigues e Marcos Leandro
Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada