sexta-feira, outubro 18, 2024
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Mais de 2 mil estudantes de 18 escolas municipais fazem a prova do Saresp

Entre os dias 27 e 28 de novembro, 2.468 alunos da rede municipal de ensino realizaram a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), responsável pela avaliação escolar e desempenho dos alunos de todo o estado. O objetivo consiste em utilizar os índices, a fim de orientar os gestores no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

O exame avaliou os estudantes matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental nas habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com o conteúdo de cada ano e série. Foram avaliados os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Ana Isabel da Costa Ferreira, Altair Rosa Corsi Costa, Alfredo Bérgamo, Geraldo Alves Pinheiro, Bráulio José Valentim, Terezinha da Silva Oliveira, Edna Fávero Choqueta, Helena dos Santos Alves, Geraldo Philomeno, Dona Sinhazinha, Francisco Piccolomini, Prefeito Adib Chaib, Jorge Bertolaso Stella, Cleusa Marilene Vieira de Mello, Humberto Brasi, Maria Nilsen de Oliveira Leite, Nelson Neves de Souza e Regina Maria Tucci de Campos.

Elaboração de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade na Educação é a meta principal para a realização do exame. (Foto: Divulgação)

Para o 3º ano, na prova de Língua Portuguesa, houve oito itens de respostas construídas e cinco de múltipla escolha. Em Matemática, o caderno foi dividido em 13 itens de respostas construídas e cinco de múltipla de escolha. Já para as classes dos 5º, 7º e 9º anos foram destinadas 24 itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa e outros 24 de Matemática.

Os resultados integram também o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), um dos principais indicadores da qualidade do ensino, constituído também pelas taxas de aprovação, reprovação e abandono da rede de ensino.

“A partir do desempenho dos alunos, obtemos dados consistentes, que nos permitem entender melhor a realidade das unidades”, explicou a secretária de Educação, Flávia Rossi.

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