Os 67.400 eleitores de Mogi Mirim voltam às urnas neste domingo, das 8h às 17h, para o segundo turno das eleições. Ao contrário de 6 de outubro, o voto agora é somente para presidente, em disputa travada entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Em alguns estados do país haverá votação para governador, o que não acontecerá em São Paulo, devido à reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB). Em Mogi Mirim são 22 zonas eleitorais distribuídas por 175 seções.
Não será permitido votar utilizando aparelhos celulares e máquinas fotográficas, que deverão ficar junto aos mesários. No primeiro turno, em grandes centros do país, inúmeros eleitores tiraram fotografias, as famosas selfies, dentro da cabine de votação, o que não é permitido pela Justiça Eleitoral. Os eleitores deverão comparecer às sessões eleitorais com o título de eleitor e um documento com foto, como o RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, certificado de reservista, entre outros.
Em todas as cinco cidades cujo Cartório Eleitoral possui responsabilidade na região, além de Mogi Mirim, Arthur Nogueira, Conchal, Engenheiro Coelho e Holambra, são 365 urnas, 175 somente em Mogi. Com os aparelhos de contingência, no caso de necessidade de troca, o número chega a 400 urnas. No primeiro turno duas urnas foram trocadas no município, em seções localizadas na Escola Estadual Monsenhor Nora, e outra na Escola Estadual Valério Strang.
Em Mogi, 3.374 títulos de eleitor foram cancelados e outros 720 suspensos. Os eleitores que desejam justificar o voto devem comparecer em qualquer local de votação portando o título de eleitor e uma foto com documento.
Apuração
Segundo o Cartório Eleitoral, o processo de apuração não poderá ser acompanhado desde o início, e o resultado deverá ser divulgado a partir das 20h. A decisão acata um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e está relacionado ao fato de os estados do Acre e da Amazônia não participarem do horário brasileiro de verão. A apuração deve ocasionar o bloqueio parcial da Rua 13 de Maio, sede do cartório, na noite de amanhã.