sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque Esporte"Mais Vida" incorpora três programas direcionados a pessoas acima de 60 anos

“Mais Vida” incorpora três programas direcionados a pessoas acima de 60 anos

Direcionado ao público a partir de 60 anos, o programa Mais Vida foi oficialmente lançado no dia 20 de fevereiro, em sua sede localizada na Rua João Bordignon, nas proximidades do Instituto Coronel João Leite. O Mais Vida é a fusão de três programas, o Pró-Idoso, da Secretaria de Assistência Social, o Melhor Idade, da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), e o Viver Mais, do Itaú. Atualmente, são mais de 600 idosos atendidos.

Unificado, o Mais Vida passou a ser um programa totalmente controlado pelo Sejel, depois que o Itaú deixou o projeto e o que era de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social passou para a Secretaria de Esporte.

O local onde funciona a sede do programa pertence ao Instituto Coronel João Leite e recebeu recursos do Itaú e da Prefeitura. Um dos investimentos foi para a construção de uma piscina aquecida. O Itaú alugava duas salas no local e o restante do espaço era cedido. Agora, a Prefeitura paga o aluguel de todo o espaço, pois a Secretaria de Esportes assumiu o local. Com a saída do Itaú, houve uma readequação dos horários, com alterações de professores. O secretário do Sejel, Osvaldo Dovigo, explica que houve até um aumento de opções de horários.

Hidroginástica em piscina aquecida na sede do Mais Vida é uma das atrações entre as atividades oferecidas pelo programa. (Foto: Diego Ortiz)

“Esse espaço é muito especial, nasceu do sonho do Instituto Coronel João Leite faz muitos anos e cresceu com a colaboração da Prefeitura e com os recursos do banco Itaú”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Leila Iazetta, antes de explicar o motivo de o programa ter mudado para a área de Esportes. “Ficou muito mais claro hoje que ele não tem a ver com assistência e muito mais tem a ver com qualidade de vida, que está ligado a esporte e saúde, daí o Dovigo abraçou e agora a gente vê o espaço realmente assumir sua finalidade”, destacou.

A coordenação do Mais Vida é de responsabilidade de Adriana Guarnieri. “A Adriana tem um projeto pro lugar, é muito dinâmica, permanecerá o dia inteiro aqui, ela tem toda condição de fazer o acompanhamento que nós como assistente não tínhamos. Nós não tínhamos o preparo para dirigir, coordenar e fazer o programa caminhar como terá a secretaria de Esportes com Dovigo e Adriana”, acrescentou Leila. “Eu tenho dito que envelhecer é um privilégio, envelhecer com saúde e alegria é muito melhor. É a oportunidade de praticar um estilo de vida bastante saudável para que tenha mais vida todos os dias”, completou.

Lançado no dia 20 de fevereiro, programa Mais Vida, da Secretaria de Esportes, é voltado para as pessoas acima de 60 anos. (Foto: Diego Ortiz)

Programa tem atividades diversas e pontos externos

O programa Mais Vida oferece uma série de atividades e abrange tanto a sede, localizada na Rua João Bordignon, como pontos externos. Entre as atividades oferecidas estão alongamento, caminhada, condicionamento físico, coreografia do Jogos Regionais do Idoso (Jori), ginástica, ginástica corretiva, hidroginástica, jogos de mesa, lian gong, pilates solo, ritmos e zumba. Outras atividades oferecidas são artesanato, com patch aplique, pintura de tecido e macramê, além de alfabetização, coral, fanfarra, inglês, italiano, leitura e operação de smartphone.

Os pontos externos são a Associação Comunitária do Jardim Maria Beatriz e Adjacências (Acojamba), Centro Comunitário Badi, Condomínio Nazareth, Ginásio Maria Paula, na Vila Dias, Igreja Montserrat e Igreja Santa Cruz.

O atendimento na sede do Mais Vida ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Os horários de atendimento nos pontos externos são: no Acojamba, às terças e quintas-feiras, das 8h15 às 9h15; no Badi, às quintas-feiras, das 7h30 às 8h30; no Condomínio Nazareth, às terças e quintas, das 9h30 às 10h30; na Vila Dias, às segundas e quartas, das 18h às 19h30; na Igreja Montserrat, às terças e quintas, das 18h30 às 20h30; na Igreja Santa Cruz, às quartas e sextas, das 6h45 às 7h45 e das 18h15 às 19h15.

Sede do programa Mais Vida está situada na Rua João Bordignon, no Centro, nas proximidades do Instituto Coronel João Leite. (Foto: Diego Ortiz)

Todas as atividades são voltadas e adaptadas a pessoas a partir de 60 anos, mas há disponibilidade de atendimento ao público de outras idades nos pontos externos.

Informações sobre vagas, como participar das aulas ou outros assuntos podem ser obtidas pelo telefone 3806-1807.

Verba está disponível para projeto nos bairros

O programa Mais Vida pode ser ampliado por intermédio de uma parceria com um instituto para um atendimento nos bairros, nas zonas Leste e Norte.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rosa Maria Silva, revelou já estar disponível uma verba de cerca de R$ 200 mil depositada pelo Itaú, como forma de proporcionar a continuidade do projeto.

Este valor seria destinado para realização do programa nos bairros e é tido como suficiente para mantê-lo por um ano.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments