sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Capa EsporteManara inicia novo ciclo paralímpico no tênis de mesa

Manara inicia novo ciclo paralímpico no tênis de mesa

Já são duas paralimpíadas no currículo e um bicampeonato em Jogos Parapanamericanos. A carreira do mesatenista mogimiriano Luiz Filipe Guarnieri Manara é marcada por títulos e presença marcante em competições internacionais. E já visando novos desafios, o para-atleta iniciou um novo ciclo paralímpico, de olho mais uma vez na maior competição esportiva do planeta.

Manara esteve nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e de Tóquio, em 2021. Para representar o Brasil e Mogi Mirim nessas duas edições, precisou passar pelos jogos Parapanamericanos. Conquistou a vaga para a Rio 2016, graças ao título em sua categoria no Parapan de 2015, em Toronto, no Canadá, e repetiu a conquista no Parapan de 2019, em Lima, no Peru, para ir a Tóquio.

Agora, o foco é nos Jogos Parapanamericanos de Santiago, no Chile, que acontecem em novembro de 2023. A missão é garantir uma vaga para as Paralimpíadas de Paris, em 2024. Nessa caminhada, estão competições nacionais e internacionais. E nada melhor do que iniciar esse novo ciclo paralímpico com importantes resultados, inclusive com medalhas no peito.

Entre os dias 8 e 10 de julho, Manara representou a Secretaria de Esporte da Prefeitura de Mogi Mirim em Buenos Aires, na Argentina, quando participou da Copa Tango, competição válida pelo Circuito Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico. O mesatenista faturou a medalha de ouro, tanto na competição de duplas, ao lado de Cláudio Massad, quanto em Duplas Mistas, com Danielle Rauen. Além dos dois títulos, Manara se sagrou vice-campeão no torneio individual, na classe 8.

Com esse resultado, o para-atleta assegurou vaga para o Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado em novembro, em Granada, na Espanha, por ser o atleta das Américas melhor ranqueado mundialmente em sua categoria.

Para o mesatenista, o resultado foi muito importante, ainda mais pelas mudanças no formato das competições: “A competição de equipes foi substituída por duplas e duplas mistas, que, inclusive, terão um ranking próprio. Esse será o formato de disputa da Paralimpíada Paris 2024. Saio muito satisfeito com minhas conquistas logo no meu primeiro evento nesse novo ciclo paralímpico”, comemorou Manara.

Agora, Luiz Filipe, que conta com o apoio da Secretaria de Esportes de Mogi Mirim, se prepara para as disputas da etapa de Marília (SP) do Circuito Nacional Challenge Plus, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e que está prevista para ocorrer de 5 a 7 de agosto.

Para o Secretário de Esportes, Wilians Mendes, o apoio dado pela pasta a um atleta de alto nível, como Manara, mostra o olhar do município para o esporte. “Estamos incentivando inúmeras modalidades e o tênis de mesa é uma delas. Esta é uma fase inicial de um trabalho que visa a retomada do Centro de Treinamento do tênis de mesa, algo que vai acontecer em um futuro breve”, frisou.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments