sábado, novembro 23, 2024
INICIALVariedadesMancha no buço: o que fazer?

Mancha no buço: o que fazer?

Por Marcel Alex Soares dos Santos
@drmarceldermatologista

Uma queixa muito frequente das pacientes no consultório é a presença de manchas no buço, aquela área entre o nariz e os lábios, onde há a presença do bigode no homem. É comum reparar no surgimento da mancha principalmente após se expor ao sol sem proteção solar.

O desconforto estético que essa marca marrom na pele causa é muito grande. Mas não se desespere! Hoje em dia, com tantas opções de tratamento, é possível remover vários tipos de manchas no rosto. Basta ter um dermatologista de confiança ao seu lado e adotar uma boa rotina de skincare, com produtos que ajudam a amenizar essas imperfeições.

A causa mais comum da mancha no buço é o melasma. Porém, existe uma série de fatores que influenciam o surgimento dessa marca, como o excesso de exposição solar, alteração hormonal ou alguma predisposição genética.

Realizar depilação com cera no buço também pode causar, com o tempo, pigmentação local. Outra causa frequente é o surgimento da mancha após tomar caipirinha de limão e se expor ao sol. Isto porque pode haver contato do líquido com essa área supra labial e após reagir com o sol, a mancha se instala como uma queimadura causada por limão, a famosa fitofotodermatose.

Diferente de alguns outros tipos de manchas, as de melasma são bem difíceis de serem tratadas. Mas isso não significa que são impossíveis de despigmentar. Podem ser usados cremes despigmentantes combinados com ácidos e realizar procedimentos locais como laser e peeling químico.

Sempre é bom lembrar de passar o protetor solar para evitar uma recidiva do quadro, ou seja, o reaparecimento deste problema médico. Em caso de mancha após uma depilação, prefira fazer a depilação do buço com linha ou aderir ao procedimento a laser.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments