Marcel Alex Soares dos Santos
@drmarceldermatologista
Quem não gosta de uma pele bronzeada? Tem gente que passa o verão todinho na praia para colocar aquela marquinha em dia. No entanto, esta prática pode ser bem nociva! Em alguns casos, o banho de sol pode trazer sérios riscos, como para quem tem manchas na pele.
Quem tem melasma, vitiligo e marcas de acne, por exemplo, pode se bronzear? Quem tem este tipo de mancha não deveria se bronzear e inclusive deveria evitar a exposição ao sol ou frequentar praia. Mas, sabemos como é difícil evitar uma situação dessas, principalmente para as pessoas que adoram passear ao ar livre.
Manchas escuras na pele, como o melasma e marcas de espinhas, podem ficar piores ao se expor ao sol devido à ação solar nos melanócitos, estimulando mais ainda a produção de melanina e o escurecimento da pele.
Quem tem vitiligo também apresenta piora ao se expor ao sol por muito tempo, pois a ausência de pigmento deixa a pele mais sensível e susceptível aos raios ultravioletas. Inclusive, há mais chance de apresentar queimaduras solares. Em quadro publicado abaixo, vamos apresentar três recomendações que todos devem seguir, principalmente os portadores de algum tipo de mancha.