quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIAL☆ DestaqueManutenção começa e árvores passam por inspeção

Manutenção começa e árvores passam por inspeção

O Jardim Velho está em obras. Desde a manhã de terça-feira as árvores da praça, uma das principais de Mogi Mirim, passam por um trabalho de inspeção, conforme O POPULAR adiantou em sua edição de sábado, realizada por profissionais da Secretaria de Gestão Ambiental e uma equipe da Brigada de Incêndio. O trabalho vem de encontro ao processo de revitalização da praça e, em parte, ameniza as queixas de comerciantes e moradores da região diante da falta de conservação das plantas e o perigo que elas podem oferecer.

Desde as primeiras horas da manhã de terça-feira uma equipe tanto da secretaria, como da Brigada de Incêndio já se posicionava em vários pontos da praça. O trabalho durante o período ficará concentrado em podas de manutenção, condução e conformação de todas as árvores, como explicou o engenheiro ambiental da Secretaria de Gestão Ambiental, Fábio Henrique Salvalaio.

1 CAPA - Cópia
Homens da Brigada de Incêndio utilizaram um caminhão munck para serrar os galhos mais altos das árvores. (Foto: Everton Zaniboni)

Antes de decidir por erradicar a planta, todas são submetidas a uma avaliação para detectar se existe lesão ou necrose profunda. A partir daí, será decidido se ela será suprimida ou não. “É um trabalho lento e extremamente técnico”, explicou o engenheiro.

Um caminhão munck que atinge 23 metros de altura serviu para auxiliar os trabalhos. Por ora, não será necessária a utilização de um guindaste.

Para a condução do trabalho, a equipe da secretaria atua com uma ficha de acompanhamento, que serve para fazer um diagnóstico geral e preposição das medidas de cada árvore.

Na terça-feira os primeiros resultados já apareceram e um ipê foi erradicado. Galhos de árvores de uma figueira e um aldrago também foram podados. O aldrago será avaliado a fim de checar sua estabilidade.

Todas as árvores passarão por um tratamento superficial, através da aplicação de pasta bordalesa. Sua função tem como característica a cicatrização de cada planta, além de ação fungicida e bactericida.

Apesar dos trabalhos, muitos pedestres circulavam no Jardim Velho. Nos locais específicos de análise das árvores, as áreas eram isoladas e os pedestres eram aconselhados a dar a volta.

2 INTERNA (4)
Parte da praça permaneceu isolada e o trânsito para veículos ficou bloqueado. (Foto: Everton Zaniboni)

Ambulantes

Vendedores ambulantes do Jardim Velho começaram a ser avisados do trabalho no final da tarde de sexta-feira, dia 25, por meio de um comunicado assinado pelo Secretário de Governo Gabriel Mazon Tóffoli. No documento era informado que de ontem ao dia 13 de novembro, os ambulantes teriam as atividades suspensas na praça. Como alternativa a Prefeitura disponibilizou uma área no Espaço Cidadão, o que a princípio não foi aceito.

Uma reunião na manhã de terça-feira no plenário da Câmara Municipal entre os ambulantes e o vereador Laércio Rocha Pires (PPS) serviu para debater a questão e resultou em um ofício enviado ao Executivo pedindo autorização temporária para que o comércio funcione em uma área na Praça Rui Barbosa. Uma resposta é aguardada para os próximos dias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments