sexta-feira, setembro 20, 2024
INICIAL☆ Capa EsporteMárcio do Boxe é convocado para técnico de seleção brasileira amador

Márcio do Boxe é convocado para técnico de seleção brasileira amador

Entre os dias 17 e 23 de julho acontece, em Balneário Camboriú (SC), o Campeonato Latino Americano de Boxe Amador, promovido pela WBC Amateur. O evento reunirá 10 seleções, incluindo o Brasil, país sede. E dos quatro treinadores convocados para comandar os boxeadores brasileiros, há um bem conhecido de Mogi Mirim. É Márcio Evandro Ribeiro, ou melhor, Márcio do Boxe.

Idealizador do projeto social ‘Arte da Luta’ e responsável direto pela formação de boxeadores profissionais, com títulos na carreira (até internacionais), Márcio foi convocado pelo Conselho Nacional do Boxe (CNB) para integrar a comissão técnica que comandará os atletas brasileiros das categorias cadete e elite na competição internacional.
“Já tenho participado de algumas reuniões, mas minha apresentação oficial acontece lá em Balneário Camboriú. Tenho que estar lá no dia 13 de julho”, disse. Embora esteja ligado ao boxe profissional, Márcio não esconde o orgulho pela missão que lhe foi dada e pela responsabilidade de comandar um time brasileiro.

Para ele, é o reconhecimento de todo um trabalho. “Tenho certeza que essa oportunidade vai nos dar visibilidade com reflexos e benefícios para o nosso esporte. Que essa visibilidade ajude a abrir as portas para que o nosso projeto sirva de espelho e de modelo, mostrando que, unidos, é possível superar os desafios”, ressaltou.
Márcio acredita que sua convocação para treinador da seleção brasileira é resultado de uma somatória de acontecimentos que surgiram ao longo de sua vida que, para ele, reflete os ensinamentos e legados deixados por seu pai, Aparecido Ribeiro.

“Desde quando viemos de São Paulo e fomos morar na Zona Leste de Mogi Mirim, na década de 80, meu pai sempre mostrou sua veia solidária, de querer ajudar o próximo, ainda mais num bairro em que o consumo e o tráfico de drogas era uma rotina. Montou um time de futebol e reuniu muitos garotos em situação de vulnerabilidade. Eles se reuniam em casa. Meu pai falava de futebol e aproveitava para falar da vida”, disse.

Muitos anos depois, já trabalhando com produção de vídeo, Márcio foi fazer uma gravação na antiga Monroe. Lá, foi recepcionado por um dos garotos que fez parte do time de futebol montado por seu pai. “Aquilo mexeu comigo. Meu pai transformou pessoas, deu perspectiva de vida, deu esperança para eles. Meu pai fazia muito com o pouco que tinha”, comentou.

Tudo isso serviu de inspiração para que Márcio adotasse a semente lançada por seu pai: ajudar o próximo. Como foi atleta, decidiu montar seu próprio projeto social para atender jovens carentes. Assim nasceu, há cerca de oito anos, a ‘Arte da Luta’.

Projeto
O objetivo central é dar uma chance de vencer na vida através do esporte. Mas, com o tempo, Márcio incluiu mais uma meta: formar mogimirianos em atletas profissionais de boxe. “Como assim, se Mogi Mirim não tem tradição alguma no boxe? Com fé, coragem e ajuda de muitos colaboradores, nós conseguimos”, destacou.

E não só formou boxeadores profissionais; Márcio formou campeões. Cinco anos após ingressar na ‘Arte da Luta’, Mateus da Silva sagrou-se campeão brasileiro. No ano seguinte, foi a vez de Pedro Guilherme dos Santos faturar o título nacional. No ano passado, Pedro se tornou campeão sul-americano pela WBC Feconsur, um feito jamais imaginável em Mogi Mirim.

Mas não foi apenas na formação de atletas e campeões que Márcio chamou a atenção do CNB. Era preciso a realização de eventos para mostrar os frutos da ‘Arte da Luta’. Assim vieram as quatro edições do ‘Arte do Boxe’, com combates valendo cinturões, tendo como palco o ginásio do Clube Mogiano.

“A edição de 2021 foi considerada o maior evento de boxe da América do Sul, com disputas internacionais de cinturão e presença de nomes consagrados do esporte, como Éder Jofre – ex-pugilista brasileiro, que alcançou três títulos mundiais de boxe – e Yamaguchi Falcão, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Foram seis horas ao vivo no ar no canal do BandSports, algo sensacional. Todos puderam ver a grandeza do nosso evento”, enalteceu Marcio Ribeiro.

E, mesmo agora, como treinador da seleção brasileira, Márcio jamais esquece seu trabalho na ‘Arte da Luta’. Tanto que estará com uma nova leva de atletas em Belém (PA) no final deste mês e, em agosto, estará ao lado de Mateus da Silva para a disputa do cinturão sul-americano pela WBA Fedebol, em combate que acontece em Sorocaba (SP). “Nosso trabalho não para. Hoje temos oito atletas, sendo cinco deles profissionais e outros três prontos para o primeiro combate. Há ainda 20 em formação”, concluiu.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments