terça-feira, abril 15, 2025
INICIALColunistasMariana: mais uma cidade histórica de Minas Gerais

Mariana: mais uma cidade histórica de Minas Gerais

Mariana é a última de nossa lista de cidades históricas de Minas Gerais. Foi a primeira cidade fundada no estado e também sua primeira capital. Ou seja, Minas Gerais nasceu a partir de Mariana. Mas hoje ela não é a mais rica em igrejas, ou prédios históricos, perdeu o posto para São João Del Rei e Ouro Preto. Foi a primeira pelo fato de ser a porta de entrada das rotas do ouro, mas as maiores minas estavam em Ouro Preto, e claro passou a ser o centro social econômico da época.

Ela entrou nos noticiários, não pelas belezas, já que Mariana é uma cidade muito bonita, mas sim pela barragem que desmoronou e acabou com um distrito inteiro e muitos sonhos! O pior, a empresa continua por lá.

Mas vamos ao que interessa: o turismo. Como todas as outras, Mariana tem igrejas. Belas por sinal. Mas o que mais chama a atenção são as Igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo. São vizinhas. Uma pequena viela separa uma da outra. Estilo barroco brasileiro, os altares são maravilhosos. Como em todas da época, muito ouro e madeira entalhada, as igrejas são com certeza a principal atração de Mariana. Mas por que uma igreja ao lado da outra? Uma estória contada por um guia diz que foi em razão de briga de famílias, ou congregações, que acabou em disputa e separação dos fiéis. Vai saber. Uma passagem pela Igreja São Pedro Clérigo também é obrigatória, uma vista fantástica da cidade e um altar, que a nosso ver, é o mais bonito das igrejas visitadas.

Na mesma praça está a atual Câmara Municipal, um prédio lindo, uma arquitetura refinada e da mesma época das igrejas, construído em 1789. Aberto ao público para visitação, simplesmente imperdível. Defronte a ele, na mesma praça, Minas Gerais, está também o Pelourinho. Bonito como construção, horrível pelo uso. Hoje, um monumento para memória e reflexão de algo que jamais deveria ter ocorrido.

Quer aventura? Mariana tem. A Cachoeira do Brumado fica próximo à cidade e com uma ótima estrutura para o turista, com restaurantes, banheiros limpos e estacionamento. Outra aventura interessante é a Mina da Passagem. Antiga mina de ouro administrada pelos ingleses. Mantém muita coisa ainda original do período de extração de ouro. Um carrinho te leva ao interior da mina e você consegue ter uma noção de como era a movimentação no local. Ali é a origem da segunda teoria para o mineiro falar “uai”. Segundo nos contaram, os ingleses pouco ou nada entendiam de português, e tudo que lhes perguntavam a resposta era “what? “ que significa “o que” em inglês. Do “what” para “uai” foi um pulin!

Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments