O Distrito de Martim Francisco ganhará uma antena para telefone celular nos próximos meses. O subprefeito do Distrito, Marco Bento Alves de Godoy, o Marquinhos, informou que o aparelho, da Operadora Vivo, será instalado em uma área próxima à subprefeitura, dentro de uma fazenda, e terá de 40 a 60 metros de altura. A expectativa é de que a antena entre em funcionamento em até seis meses, e passe a fornecer além do sinal de telefone, a tecnologia 3G. O projeto foi analisado pelas secretarias de Negócios Jurídicos e Planejamento e recebeu pareceres favoráveis. Agora, um processo administrativo será aberto para execução da obra.
O investimento giraria entre R$ 500 mil R$ 600 mil, todo custeado pela operadora, segundo Marquinhos. A Prefeitura apenas concedeu a licença da área. Além de beneficiar o distrito, a antena irá oferecer sinal de celular para regiões próximas, como Fazenda Esmeralda, Sol Nascente, São Francisco, e a área da Rodovia Senador Franco Montoro, local de ligação entre a cidade e Martim, e ponto de grande de fluxos de veículos diariamente.
Em algumas localidades o sinal para celular já existe, mas é inconstante, com problemas de operação. Em áreas próximas a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb), Bráulio José Valentim e à Avenida Luiz Pilla, a principal do distrito, também existe interferência, o que dificulta a comunicação dos moradores, comerciantes e demais munícipes que se dirigem à Martim.
“Acredito que em 60 dias Martim Francisco e toda a região estejam com sinal de celular. Vamos instalar uma antena para que facilite e para melhorar o sinal, já que no distrito é muito difícil falar”, explicou o subprefeito.
O subprefeito disse que trabalho junto ao projeto dura há cerca de seis meses, e que para ser aprovado, contou com análise de diversas secretarias municipais. “Devido à necessidade, mostramos a importância da torre para o Distrito e acabou havendo essa concordância. Com essa torre toda a região terá sinal com facilidade”, contou.