domingo, julho 7, 2024
INICIALOpiniãoArtigosMas ‘nutri’ come isso?

Mas ‘nutri’ come isso?

Esses últimos dias foram marcados por treinamentos e socialização. Desde quando me tornei ‘bariatricada’ (pessoa que faz a cirurgia bariátrica) sou indagada se eu como isso ou como aquilo. Ou ainda, sobre a quantidade que como… Mas depois que comecei a estudar nutrição, isso se intensificou. É engraçado, pois quando estou em algum lugar e as pessoas estão comendo, logo me dizem: “isso não pode né, ‘Nutri’?”. E o pior é que, se me vêem comendo, perguntam: “mas nutri come isso?”

Eu tenho uma rede social bastante movimentada. Inclusive, quem quiser acompanhar meu dia a dia, é só procurar por @elaineenavarro e lá eu sempre posto a vida real, pois isso requer muita responsabilidade. Eu costumo dizer que não sou blogueira e sim influenciadora, pois as pessoas acreditam no que eu faço, desta forma não vendo serviços e nem faço propaganda de coisas que eu não usaria ou que julgo não fazer diferença na vida das pessoas. É fácil vender shakes, fórmulas e cintas modeladoras, mas mostrar a realidade de uma pessoa que acorda às 5h da manhã pra treinar, que trabalha e faz reeducação alimentar todos os dias, é muito mais gratificante, pois as pessoas me vêem como exemplo.

Eu mostro que todos os domingos faço o planejamento alimentar da minha família. São marmitinhas calculadas para o almoço e para o jantar. Todos os dias posto que estou na academia treinando e, aos finais de semana, eu também mostro que como pizza e às vezes rola uma caipirinha. Faço isso, pois todo mundo vê que mesmo comendo o que gosto (e isso tem hora certa), continuo com um corpo saudável, pois durante a semana treinei e comi direito. Nutrição não tem segredos, é matemática! Se comeu, tem que gastar. Se não gastou, tem que comer menos e assim por diante.

Me incomoda ir aos lugares e as pessoas me perguntarem: “isso não pode né?”, isso é terrorismo alimentar. Além de nutricionista, sou paciente e ‘bariatricada’. Passei por acompanhamento nutricional e psicológico por muito tempo (e continuo) e sei o quanto é desgastante você ficar o tempo inteiro se privando das coisas. Hoje eu ensino nutrição de uma forma leve, mostrando que dá pra ser saudável e comer o que se gosta e ainda dá pra comer e ainda assim emagrecer.

Outra coisa é fazer dieta. Eu já expliquei aqui algumas vezes sobre a diferença entre reeducação alimentar e dieta. A dieta pode restringir algum grupo de alimento para o controle de uma doença. E, certo dia, quando postei que estava comendo feliz o meu carboidrato, a pessoa veio comentar que fazia low carb e que pra ela era bom. Sim, realmente é bom, mas tem critérios.

Depois descobri que a pessoa era diabética e passava por acompanhamento médico e nutricional. É sobre isso! Não dá pra generalizar. Cada um consegue seu resultado de uma forma e não é uma fórmula padrão que vai servir para todas as pessoas. Portanto, não acredite em tudo que vê na internet e duvide daquela pessoa que só come “coisa fitness”. Ninguém é feliz assim. Procurem sempre ajuda profissional, pois nutricionistas também comem, viu?!

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments