A dupla Mateus Simoso & Andersinho sagrou-se campeã do I Torneio de Futevôlei da Arena Pretão, categoria iniciante, realizado na quinta-feira, feriado de Tiradentes. A competição foi realizada em quadra de areia localizada em uma praça na Rua Simão Ferreira Alves, nas proximidades do Horto Florestal, batizada pelos atletas como Arena Pretão, em homenagem ao jogador Preto, considerado um ícone do futevôlei na cidade.
Na final, Mateus e Andersinho venceram a dupla formada por Rudinho e Fábio Patelli por 18 a 11. Na disputa de terceiro e quarto lugares, a dupla Ninho & Daniel venceu David & Edinho por 18 a 12. Os três primeiros colocados foram premiados com medalhas.
No total participaram 14 duplas de Mogi Mirim e região. A arbitragem das finais ficou por conta de Pedro Gonçales, o Polaco.
No dia 14 de maio, a partir das 8h, outra competição de futevôlei será promovida na Arena Pretão, desta vez na categoria amador, reunindo praticantes de Mogi Mirim e região, Santos, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os jogadores aguardados está Vinícius, que já foi campeão mundial.
Família Pretão “descobre” e dá nova morada ao futevôlei
A competição de futevôlei foi promovida pela Família Pretão, presidida pelo atleta Rudinho e formada por praticantes do esporte. Anteriormente, o grupo se chamava Família Zerão, pois praticava o futevôlei na quadra das Três Marias, localizada no Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o lavapés. Em virtude do solo da quadra das Três Marias ser muito duro, favorecendo lesões, o grupo custeou uma reforma, com a contratação de uma máquina. Inicialmente, o piso ficou mais fofo, como esperado, mas as condições da quadra logo pioraram novamente, segundo os atletas, em virtude da areia ficar sobre uma mina de água. Diante das dificuldades para jogar nas Três Marias, o grupo teve a ideia de aproveitar o então inutilizado espaço da praça na Rua Simão Ferreira Alves, onde antigamente se praticava o futevôlei.
Para tanto, os atletas contaram com a ajuda do poder público, pois o local estava praticamente abandonado, repleto de mato, que foi cortado pela Prefeitura, após pedido dos jogadores. Já na quadra onde o esporte voltou a ser praticado, foi retirado um pouco de areia e os atletas providenciaram uma rede para o futevôlei. Agora, esperam que a Prefeitura conserte a iluminação do local. A Família Pretão pratica a modalidade de segunda a sábado na Arena.
Os praticantes de vôlei, que antes dividiam espaço com os jogadores de futevôlei no Lavapés, permanecem jogando na Três Marias.