quarta-feira, setembro 18, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Matagal “engole” praça pública; CEM também registra mesmo problema

Matagal “engole” praça pública; CEM também registra mesmo problema

Andar pelas calçadas de alguns bairros ou tentar sentar em um banco de uma praça pública tem sido complicado para a população mogimiriana. A Praça Ayrton Senna, localizada à Rua João Alves de Mello, no bairro Nova Santa Cruz, zona Oeste da cidade, está praticamente tomada pelo mato. Esse é um trecho de uma reportagem produzida por O POPULAR em dezembro de 2015.

Entrar na Praça Ayrton Senna é um desafio; mais difícil ainda, é conseguir sentar no banco do local (Fotos: Ana Paula Meneghetti)

Mesmo após dois anos, e com troca de governos, a realidade não é diferente. As descrições acima ainda são aplicadas aos cenários hoje encontrados nas ruas. Nas redes sociais, há reclamações sobre o mato alto em calçadas, áreas públicas e até escolas municipais. Em uma dessas postagens, uma moradora disse que uma mãe teria encontrado uma cobra na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vereadora Terezinha da Silva Oliveira, no bairro Parque Novacoop, na zona Norte, quando foi realizar um trabalho voluntário na unidade.

A Praça Ayrton Senna, por exemplo, fica próxima à Avenida Brasil, local que recentemente recebeu os serviços de limpeza do programa municipal “A cidade que eu quero”, contudo, o que deveria ser um ponto de lazer para os moradores, mais se assemelha a um terreno baldio, sem qualquer movimentação. Tão alto, o mato parece ter “engolido” toda a área, inclusive os brinquedos de um parquinho e os bancos existentes no local. Olhando o espaço de baixo para cima, fica impossível identificar até as residências.

Além do lixo, como sacolas plásticas, garrafas e peças de roupas intimas, uma das escadas que dá acesso à parte superior da praça também está quase fechada pela vegetação. Na praça, a calçada, onde estão instalados um ponto de ônibus e um orelhão, está intransitável. A reportagem flagrou quando uma mulher caminhava pela rua por conta da situação do passeio público.

O mesmo problema também é visto no prédio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), situado à Avenida Adib Chaib, próximo à sede do Clube Mogiano. O mato cresceu tanto que já acabou ultrapassando as grades no entorno do imóvel.

Problema se repete: mato toma conta também do Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Adib Chaib

Explica
Procurada por O POPULAR, a Prefeitura informou que a fim de fluir os serviços de limpeza, o município foi subdividido em 16 eixos. Atualmente, os trabalhos são executados no eixo concentrado no Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés. O Governo Municipal ainda esclareceu que as ações do programa “A cidade que eu quero” também são estendidas às áreas adjacentes a esses eixos, incluindo praças, áreas verdes e canteiros centrais.

Quanto às unidades municipais, reforçou que mais de 20 escolas e creches já foram limpas. Na terça-feira, os funcionários responsáveis pela limpeza pública estiveram na Emeb Vereadora Terezinha da Silva Oliveira, no Parque Novacoop. A equipe, formada por dez servidores, realiza os serviços de capina, roçagem e coleta de galhos e entulhos. A previsão é que os trabalhos fossem concluídos até ontem, prazo que pode ser alterado devido às alterações meteorológicas.

Prefeitura informou que está promovendo limpezas nas unidades municipais de ensino (Foto: Divulgação)

Para cumprir o calendário de limpeza das mais de 30 unidades de ensino, incluindo as escolas municipais e os Centros de Educação Municipal da Primeira Infância (Cempis), a Secretaria de Educação formou uma equipe própria com a contratação de profissionais do Consórcio Intermunicipal Pró-Estrada (Cemmil).

Na semana passada, os trabalhos foram executados na Emeb Edna Choquetta, no Jardim Paulista. Já está programado que as próximas atividades serão realizadas na Emeb Professor Humberto Brasi, Cempi Pedagoga Géssia Cristina Cruz Mazon, Cempi Professora Maria Rotoli Mansur e Emeb Professor Doutor Geraldo Philomeno, todas na zona Norte. Na sequência, a equipe dará continuidade aos serviços no Centro Municipal de Apoio e Atendimento Especializado (Cemaae) Rachel Ramazzini Mariotoni, Emeb Professora Altair Rosa Corsi Costa e Emeb Francisco Piccolomini, na zona Oeste.

Sobre a presença de animais peçonhentos nas proximidades de escolas, o Executivo confirmou que há registro em pontos específicos, justamente devido à limpeza que está sendo feita nas unidades de ensino, contudo sem incidentes. Já no caso das unidades de saúde, adiantou que uma equipe, formada por seis pessoas, deve atuar, a partir da próxima semana, seguindo o cronograma definido pela Secretaria de Saúde para a limpeza dos postos e do CEM.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments