quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIAL☆ DestaqueMatriz de São José passará por restauração

Matriz de São José passará por restauração

Uma das principais igrejas de Mogi Mirim, a Matriz de São José, no Centro, será restaurada. Um problema no estuque, argamassa formada por uma massa de gelo, placa de madeira e tela é um dos motivos para o trabalho de reforma. O projeto final será apresentado no final do mês, com todos os detalhes e custos definidos e poderá ter duração de até um ano. Não será necessária interdição da igreja.

Além do estuque, o projeto prevê pintura interna e externa, nos vitrais e reformulação de toda a parte elétrica. Os trabalhos já foram iniciados e pode ser visto logo na entrada da igreja, onde uma tela foi colocada entre o primeiro e segundo andar para a troca de 72 metros quadrados do estuque, uma espécie de forro do prédio. Só ai o valor atinge a quantia de R$ 40 mil. No total, o forro da matriz compreende 950 metros quadrados e, aliado a todo o restante do projeto, este valor deve aumentar consideravelmente.

“Antes da troca do telhado choveu muito e provocou a oxidação do estuque, umedecendo o gesso. Não será um trabalho fácil no que se refere ao material. O problema é a mão de obra, que precisa ser especializada”, explicou o padre Nelson Demiciano.

matriz são josé - Fernando Surur (26)
Forro da igreja já apresenta problemas e projeto de reforma será apresentado no final do mês. (Foto: Fernando Surur)

A presença de cupins em várias partes da igreja também contribuiu para o surgimento de problemas e a necessidade de um projeto mais elaborado de restauro. Após a apresentação do projeto completo, os trabalhos devem prosseguir, sem a necessidade de interdição. Mesmo diante deste cenário, o padre considera de extrema importância o início da troca do estuque. “Se não for feito a medio prazo, é grave. O estuque é o forro e se não for feito, começa a rachar e pode provocar o desmoronamento de parte dele”, alertou.

Presidente do Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino, Valter Polettini acredita que o trabalho de restauração pode ter até um ano de duração e que haverá necessitada de contratação de mão de obra especializada, devido ao tipo de material encontrado na igreja.

Palestra

No dia 27 de novembro, às 20h, no Salão Paroquial da Matriz de São José, o arquiteto Marcos Tognon ministrará uma palestra sobre o projeto de restauração da Matriz, onde serão apresentados todos os detalhes. Na ocasião, o projeto de reforma da Igreja Nossa senhora do Carmo, à Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, também deverá ser exibido ao público presente. A entrada é livre.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments