sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueMatriz de São José se prepara para o aniversário de 270 anos

Matriz de São José se prepara para o aniversário de 270 anos

No dia 1º de novembro, Mogi Mirim estará em júbilo com a celebração dos 270 anos da Paróquia de São José, uma das mais antigas de São Paulo. Já no clima deste importante aniversário, a comunidade está preparada. “Queremos fazer um convite a você para que venha fazer sua peregrinação a esta Igreja e receber as indulgências deste ano”, anunciou a Paróquia em suas redes sociais.

A campanha foi intitulada “Com o coração de pai, São José acolhe a todos”. A Paróquia diz ainda para que os fieis façam “a sua peregrinação, organizem sua caravana e venham celebrar este momento propício de nossa fé. Inscreva a sua caravana e venha celebrar conosco”.

A celebração já tem agenda. Toda quarta-feira, às 15h, e aos finais de semana, nos sábados, às 19h, e nos domingos, com missas às 7h, 10h e 19h. Além disso, todo o dia 19 de cada mês haverá missa solene a São José. A sugestão é para que os fieis entrem em contato com a secretaria e agende a visita. O número de telefone é (19) 3862 2340.

“Será uma grande alegria acolher a cada um na fé e que todos possam receber muitas bênçãos. Fale com seu pároco e organize sua vinda”, finaliza a nota. Atualmente, o pároco responsável pela comunidade de São José em Mogi Mirim é o mogimiriano Ademir Bernardelli.

Início
Em 1º de novembro de 1751 foi instituída a freguesia (ou paróquia) de São José. A primeira menção à origem da Freguesia de São José foi feita pelo Padre Antonio Xavier de Matos, o segundo vigário (de 2/10/1752 a 28/05/1758), em certo trecho do memorial por ele escrito no inicio do 1° Livro de Tombo daquela nova paróquia no dia 6 de agosto de 1754.

Embora a pequena igreja de São José não estivesse totalmente concluída, ela foi “solenemente benzida e inaugurada pelo padre Mateus Lourenço de Carvalho, arcediago do cabido de São Paulo e governador do Bispado, em Sede Vacante. Nesse mesmo dia de Todos os Santos é ereta canonicamente a nova Paróquia de Mogi Mirim e nomeado seu primeiro pároco – padre Antonio Dâmazo da Silva, da ilustre família dos Andrada e Silva”.

Este trecho consta da obra “Fragmentos da História Eclesiástica de Mogi Mirim”, de D. Paulo de Tarso Campos, editado pela Casa Cardona, em 1951, em Mogi Mirim.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments