Pela primeira vez desde Emerson Fittipaldi x Clay Regazzoni, em 1974, os rivais na luta pelo título chegam à última etapa com a mesma pontuação. Na ocasião, o brasileiro conquistou o bicampeonato. Agora, a briga será entre o inglês Lewis Hamilton e o holandês Max Verstappen.
O Autódromo Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), começará as atividades oficiais nesta sexta-feira, às 6h30, com o Treino Livre 1. A classificação será no sábado, 11, às 10h, e a corrida com largada às 10h, no domingo, 12. Os três treinos livres terão transmissão no Bandsports.
O classificatório será exibido na Band e no Bandsports e a corrida na Band. Hamilton e Verstappen tem 369,5 pontos cada, mas o holandês segue tendo a vantagem pelo número de vitórias: nove contra oito do rival. A matemática é simples: será campeão quem chegar à frente em Abu Dhabi, mas com alguns detalhes: qualquer persistência de empate favorece Verstappen.
Ou seja, caso ambos abandonem, por batida ou problemas mecânicos, o título fica com o piloto da Red Bull. E não é apenas a F1 que encerra a temporada 2021 no domingo. A F2 também conclui seu ano em Abu Dhabi, tendo um claro favorito ao título. Oscar Piastri poderia ter garantido o título em Jeddah, mas a entrega de apenas metade dos pontos na terceira corrida impediu que a disputa chegasse ao fim com uma etapa de antecedência.