A Prefeitura deu início nas últimas semanas às obras de infraestrutura no Parque das Laranjeiras, bairro da zona Leste de Mogi Mirim, que há 30 anos aguarda seu processo de regularização enfim virar realidade. Homens e máquinas da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços estão no bairro para realizar os primeiros trabalhos, que se estenderão pelos quase dois mil lotes ali existentes, divididos em cerca de 40 ruas.
“Iniciamos as obras na semana passada, a primeira fase é corrigir as imperfeições da localidade, temos caminhões e máquinas acertando as vias e descarregando o material para fazer galerias de água pluvial e tratada, e as redes de esgoto”, explicou o secretário Wilson Rogério da Silva.
Existe ainda uma parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Prefeitura para a execução dos serviços de água e esgoto no bairro. A água que será levada para o Laranjeiras viria do reservatório do bairro Linda Chaib, que possui capacidade para armazenar até 2 milhões de metros cúbicos de água. Já a nova tubulação de esgoto também seria interligada com a do Linda Chaib.
“O Laranjeiras terá 100% de esgoto tratado. Vamos coletar e bombear por meio de estações elevatórias de esgoto. Toda a ramificação interna será com mão de obra do Saae. O material da adutora e ramificação é de parte da Prefeitura”, explicou o secretário.
Parte dos tubos que serão usados para a construção de galerias de água pluvial já foram adquiridos pelo Executivo. A expectativa é que os trabalhos comecem nos próximos meses e durem até novembro.
Já para o serviço de asfaltamento a Prefeitura aguarda liberação de uma verba de R$ 12 milhões, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para o início do serviço. O montante deverá ser liberado até o final do ano para as obras começarem em janeiro de 2015.
Ciente dos transtornos que as obras causarão, o secretário pede a compreensão dos moradores. “A paciência já chegou ao limite, em fase de obra piora a situação, vamos acertar as ruas, mas vai abrir buraco. A mudança primeiramente causa incômodo para depois trazer a melhoria”, disse.
Por meio de divulgação oficial e dos vereadores, o Executivo já informa os moradores sobre os trabalhos no Laranjeiras. Panfletos também deverão ser confeccionados para avisar a população no bairro.
Regularização
Rogério informou ainda que até o final do mês o governo do Estado de São Paulo deverá emitir o documento que declara a regularização de toda a área no Laranjeiras. Após isso, caberá a cada proprietário procurar a secretaria para dar início ao registro do imóvel, que terá que ser feito via Prefeitura e cartório. “A pessoa hoje tem a posse, mas não tem o título de propriedade”, informou.