Mogi Mirim apresentou duas propostas de projetos turísticos à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo referentes ao pleito 2020. São recursos advindos do MIT – Município de Interesse Turístico.
As propostas foram avaliadas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi Mirim, apresentadas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Turismo de Mogi Mirim (Comtur).
A expectativa é de que os pleitos sejam liberados no início de 2021.
Um deles é referente à Fase 2 da sinalização turística. A sinalização indica aos usuários da via os principais pontos turísticos existentes no município, orientando sobre sua direção ou identificando os atrativos, sendo estes definidos pela Secretaria de Cultura e Turismo.
As placas são compostas por pictograma e legenda correspondente a cada atrativo, associado a setas direcionais. Estas placas constituem um conjunto de sinalização de orientação turística composto por três tipos de indicações: identificação de atrativo turístico, indicativas de sentido e indicativas de distância.
Esse projeto é o complemento da Fase 1, que já está em execução. O valor solicitado para essa fase é de R$ 317.066,47.
Estação Educação

Outra solicitação feita por meio do MIT são melhorias no Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério “Antônio de Souza Franco”, a Estação Educação.
Datado de 1875, o antigo prédio da Estação da Mogyana passará por melhorias que auxiliarão na manutenção de sua estrutura. Estão previstas a demolição e retirada do reboco danificado, calafetação de toda estrutura do telhado, aplicação de impermeabilizante em áreas afetadas pela umidade, além de manutenção em vidros, raspagem do taco, pintura nas paredes e no teto e em superfícies metálicas. Também estão previstos a inspeção dos bombeiros e outros serviços.
As melhorias estão orçadas em R$ 350.913,49.
O secretário de Cultura e Turismo, Marquinhos Dias, está confiante de que o município irá receber esses recursos.
“São duas propostas importantes para o turismo da cidade, que, em sendo atendidas, vão corroborar com as ações que vem sendo feitas pela Secretaria em conjunto com o Comtur. Será um grande avanço para área de turismo de Mogi Mirim”, destacou o secretário. (Da Redação)