A menopausa é o nome dado à última menstruação, que ocorre, geralmente, entre os 45 e os 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva de uma mulher. Quando ela acontece antes deste período é chamada de menopausa prematura ou precoce.
Para a maioria das mulheres, passar pela menopausa, período em que os hormônios tendem a ficar desregulados, é um desafio e tanto. São muitos os sintomas: Ondas de calor – os chamados fogachos-, alterações no sono, da libido e do humor, secura nas mucosas, cansaço físico, dores musculares, ansiedade, entre outros.
Esses sintomas podem variar de intensidade de uma mulher para outra, por isso, se você já está sentindo algum dos efeitos da menopausa, saiba que há alguns alimentos que podem amenizar os desconfortos causados por ela.
Os alimentos antioxidantes como as frutas vermelhas, maçã, alho, brócolis, couve flor, rúcula e agrião irão auxiliar na proteção das células, agindo na prevenção de doenças cardiovasculares. Para evitar a perda de massa óssea tão comum nesta fase, recomenda-se o consumo de leite, iogurte, queijos e tofu.
O grão de bico, amaranto, quinoa e a banana são excelentes alimentos compostos de vitamina do complexo B, que podem contribuir para a produção de serotonina e melatonina, que aumentam a sensação de bem estar, bom humor e melhoram o sono. Alimentos ricos em ômega 3: peixes de água fria, linhaça, nozes e azeite podem melhorar a secura da mucosa.
Do mesmo jeito que alguns alimentos podem amenizar os sintomas da menopausa, outros podem piorar o desconforto nesta fase, é bom evitar alimentos industrializados, que contêm elevadas concentrações de sódio e gorduras trans, causando ainda mais inchaço.
Bebidas alcoólicas e condimentos como pimenta, gengibre e sal podem piorar as ondas de calor.
Chocolate e café em excesso também podem piorar o quadro hormonal, portanto, prefira sempre os chocolates com alta porcentagem de cacau e modere no consumo de café.
Para minimizar os sintomas associados à menopausa, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável, realizando exercícios físicos diariamente, bebendo água e mantendo uma alimentação saudável e equilibrada. No entanto, se mesmo assim os desconfortos estiverem muito acentuados, é necessário acompanhamento médico e talvez reposições hormonais.