Mirlene Picin foi escolhida pela IBU (International Biathlon Union, como embaixadora da Sustentabilidade e Meio Ambiente. O programa internacional de atletas embaixadores foi lançado recentemente pela entidade que coordena mundialmente a modalidade. A mogimiriana integra a equipe brasileira de biatlo desde 2008, representando o país em competições internacionais da modalidade, inclusive com títulos continentais importantes.
Em paralelo a isso, a competidora, que também é publicitária e educadora física, desde 2015 encabeça o projeto de reflorestamento “Podium Verde”, em que árvores são plantadas conforme ela conquista medalhas. Além disso, em dezembro de 2020, a atleta passou a ser retratada como personagem do universo Mauricio de Sousa.
O Programa de Embaixadores IBU visa a conscientização sobre três diferentes tópicos: Sustentabilidade, Igualdade de Gênero e Anti-dopagem/Transparência. A família global do biatlo, os fãs e entusiastas da modalidade e seguidores, e também o setor esportivo e o público em geral estão entre os alvos da ação. De acordo com a IBU, uma rede de embaixadores atletas tem por objetivo ajudar a educar, motivar e liderar pelo exemplo, e atingir um público mais amplo do que o IBU atinge como instituição.
“A IBU quer que os embaixadores se orgulhem do esporte e se juntem à entidade para promover a filosofia de confiança e segurança em nosso esporte. Tornar-se um embaixador é uma oportunidade para realizar o potencial e maximizar a voz do atleta para promover uma cultura positiva. Como um biatleta, o atleta está em uma posição única para usar sua voz para atingir outros públicos, demais atletas, a mídia e a sociedade em geral”, frisou Mika.
De acordo com a mogimiriana, os embaixadores terão a oportunidade de falar sobre questões sociais importantes com o suporte de comunicação profissional do IBU. Ganhar visibilidade e obter oportunidades para construir uma rede profissional para futuro pessoal. Servir como um modelo e inspiração para outros biatletas, atletas em geral e futuras gerações que podem escolher o mesmo caminho como biatleta profissional. Retribuir ao esporte de alguma forma, protegendo esses valores para as futuras gerações.
O programa conta com três embaixadores para o tema integridade no esporte, quatro sobre igualdade de gênero no esporte e oito embaixadores para a sustentabilidade. Os embaixadores escolhidos são dos seguintes países: Canadá, Macedônia do Norte, Croácia, Austrália, Bélgica, Estados Unidos da América, Estônia, Ucrânia, Áustria, Suécia e Brasil. Mirlene é a única representante da América Latina no time escolhido pela IBU. A seleção foi feita por uma comissão interna da IBU, composta por diretores técnicos, pessoal de marketing e comunicação e novos projetos da instituição.
Para se candidatar a uma vaga o atleta tinha que cumprir alguns requisitos: ser atleta na ativa da modalidade biatlo de inverno, ser membro da equipe nacional de biatlo do país ao qual o atleta representa e, anteriormente, já ser ativo de alguma maneira no tema ao qual escolheu para representar. Esporte olímpico desde 1960, o biatlo une duas disciplinas: o ski cross country e o tiro com o rifle 22. Mirlene Picin é patrocinada por Mauricio de Sousa Produções, Cortag, TM Racing Motos Brasil, First Boutique Imobiliária e Hospital 22 de Outubro; e apoio da Mediphacos e da Fisio Zavarize.