Mirlene Pìcin participou no domingo, 4, da OPA Cup 2022/2023, competição de Ski Cross Country Olímpico, que reúne as seleções nacionais dos países da Europa central/Alpes, válido pelo ranking internacional da FIS (Federação Internacional de Ski Cross Country). Ela competiu no estilo clássico, com percurso de 10 quilômetros. A OPA Cup foi disputada no Santa Caterina Valfurva, que fica em Sondrio, na Itália. As provas foram dominadas por italianas, francesas, alemãs e suíças.
A atleta concluiu o percurso com o tempo de 39 minutos e 28 segundos, registrando 271 pontos FIS. É a primeira pontuação de neve da temporada da atleta e já dentro da faixa do índice olímpico, que é abaixo dos 300 pontos FIS. Santa Caterina é uma pista tradicional da Itália, dentro do circuito mundial e famosa pela sua subida de quase 700 metros de extensão logo após a largada. As atletas passaram por essa subida três vezes, já que a dinâmica dessa competição é igual às provas de cross country olímpico do mountain bike. Foram três voltas de 3,3 quilômetros, em um total de 250 metros de altimetria acumulada.
“Tem uns 25 dias que carrego uma lesão no glúteo direito que vem me limitando durante os treinos. Tanto que era pra ter sido um final de semana com duas provas, mas optamos por largar apenas no domingo, priorizando a prova de 10km, que é a distância em que rendo melhor. Dois dias de competições seguidas seriam demais para mim nesse momento. De maneira geral foi um resultado satisfatório para o meu momento com a lesão e pouco tempo de neve também. O clássico também não é o estilo em que tenho as melhores performances”, ponderou Mirlene. Ela foi a 51ª colocada.
A preparação da atleta se iniciou em Livigno, na Itália. Neste momento, está em training camp na Áustria, na cidade de Seefeld, e até o final de dezembro treina em Planica, na Eslovênia, e depois em Obertilliach, na Áustria. A partir de janeiro, Mirlene terá pela frente a parte mais importante da temporada, que se estende até o final de fevereiro.
Serão 55 dias com os seguintes eventos: IBU Cup de Biathlon Orsblie – Eslovaquia; IBU Cup de Biathlon Arber – Alemanha; IBU Cup de Biathlon Obertilliach – Áustria; IBU Open European Championship Lanzereiden – Suíça; e campeonato mundial de ski cross country 2023 Planica – Eslovênia. Será a sétima participação da mogimiriana representando a equipe brasileira em campeonatos mundiais de ski. A primeira foi no ano de 2009 e o evento acontece a cada dois anos.
Mirlene conta com o patrocínio da Cortag Brasil, Hospital 22 de Outubro, Syrius Medical Group, Mauricio de Sousa Produções, TM Racing Motos Brasil e Sicredi Força dos Ventos. Ainda tem o apoio da Agência Theodoro JR e da Mediphacos.
CRÉDITO DAS FOTOS: Sci Club Alta Valtellina