A atleta Mirlene Picin garantiu o título de campeã do Desafio do Pico Acudo, corrida de Montanha de 21 quilômetros, no domingo, 16, em Itajubá-MG. Aproximadamente 150 corredores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro completaram o desafio nas duas modalidades de distância, a soul, de 12 quilômetros, e a spirit, 21 quilômetros, em que Mirlene competiu. Foi o evento inaugural de corrida de montanha, com a utilização do mesmo percurso de uma conhecida trilha da região, a Travessia da Serra Aguda.
Mirlene completou a prova em 2 horas e 51 minutos. A atleta abriu vantagem de 1 hora e 6 minutos em relação à segunda colocada e foi a 13ª a cruzar a linha de chegada entre os homens, sendo que 44 atletas da disputa masculina concluíram o percurso.
A largada ocorreu ao pé da serra, em Itajubá, a 750 metros do nível do mar. O ponto mais alto atingido foi o topo da Pedra Aguda, uma laje de pedra a 1.650 metros de altitude, que levava à descida do outro lado, fazendo o contorno e retornando ao ponto de largada.
Mirlene considera ter sido a prova de montanha mais dura que já participou. Os primeiros oito quilômetros foram praticamente apenas de subidas e a descida da laje logo em seguida apresentou uma trilha muito técnica onde era considerado impossível imprimir velocidade.
Outra dificuldade envolveu as chuvas. A laje de pedra na subida e a saída do lado oposto na descida tiveram que ser transpostas pelos atletas com o uso de técnicas verticais com o acesso por cordas e escadas instaladas pela organização da prova.
A próxima competição de Mirlene será a Meia Maratona Internacional de São Paulo, no domingo, 23 .
Mirlene é patrocinada por NanoBR Nanotecnologia, tem apoio de Murilhas Comunicação, Clube Mogiano e Visafértil, além de parceria de Instituto Livta, Make my Day, Hospital 22 de Outubro e Ortopedia Mogi.