A atleta Mirlene Picin aumentou sua coleção de conquistas. Nesta semana, a mogimiriana faturou as medalhas de prata e de bronze na segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022, a versão de verão do Ski Cross Country. A competição foi disputada em São Carlos (SP), no Dahma Golf Club, onde funciona o centro de treinamento da equipe brasileira e única pista homologada pela FIS (Federação Internacional de Ski) no Brasil.
A segunda etapa do circuito brasileiro foi disputada em três provas, com três distâncias diferentes. No domingo, 10, Mika faturou a medalha de bronze no sprint estilo clássico de 1,4 km; na segunda-feira, 11, foi realizado prólogo estilo clássico de 5 km. A prova não valia medalha e Mirlene fechou o percurso com o segundo melhor tempo do dia, 37 segundos atrás da primeira colocada.
Fechando a etapa, na terça-feira, 12, a mogimiriana fez o melhor tempo da prova de perseguição estilo skating, com distância de 7,5 km. Como a medalha desta prova é definida pela soma com o tempo do prólogo, Mirlene sagrou-se vice-campeã. “O meu melhor desempenho veio no último dia, com a prova mais longa de 7,5 km que é minha preferida e no estilo skating, onde sempre tenho resultados melhores”, apontou.
O evento desta semana contou com a presença das equipes brasileiras de ski cross country e biathlon, masculinas e femininas, sub20, sub23 e adulta. A terceira etapa do circuito acontece em outubro, novamente em São Carlos, sendo válida também como Campeonato Sul-americano da modalidade.
Agenda
A atleta ainda não definiu o calendário de agosto. Mas, já sabe que, para setembro, terá um grande desafio: classificada para a prova de Kilómetro Vertical, Mirlene vai representar o país no Campeonato Mundial de Corrida de Montanha, que acontece na Itália, no vale de Ossola, Piemonte.
Embora seja referência na corrida de montanha no Brasil, a atleta vai fazer a sua estreia em campeonatos mundiais desta modalidade, já que não participou das seletivas nos anos anteriores, pois as datas conflitavam com o calendário do ski, que é o foco de Mirlene.
No ski, a mogimiriana já representou o país em seis edições de campeonatos mundiais, que acontecem a cada dois anos: Liberc 2009, Oslo 2011, Val Di Fiemme 2013, Falun 2015, Lathi 2017 e Oberstdorf 2021.
Podium Verde
Com os dois pódios desta semana, Mirlene somou mais 25 mudas de árvores para o projeto de reflorestamento Podium Verde, que está em sua oitava edição. Neste ano, já foram conquistadas 10 medalhas e, assim, um total de 150 mudas. No final do ano, todas as mudas serão computadas e plantadas em áreas públicas e particulares da cidade de Mogi Mirim.
O projeto acontece em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ‘casa’ do projeto e parceira no plantio e nas ações socioeducacionais que são realizadas. Todas as empresas parceiras da atleta fazem parte de maneira conjunta do projeto de reflorestamento. A iniciativa também conta com o apoio e fornecimento de mudas da ONG Planeta Plantar, localizada em São João da Boa Vista (SP).
Mirlene tem o patrocínio da Cortag Brasil, Hospital 22 de Outubro, Syrius Medical Group, Mauricio de Sousa Produções, TM Racing Motos Brasil e Sicredi Força dos Ventos, além do apoio da Agência Theodor JR e da Mediphacos.