Em sua primeira competição de 2016, a atleta Mirlene Picin garantiu a 19ª colocação em prova de ski cross country de 10k, válida pelo ranking internacional da Federação Internacional de Ski (FIS). A prova foi disputada no domingo, na cidade de Strbske Pleso, na Eslováquia.
A mogimiriana registrou tempo de 29 minutos e 13 segundos. No total, 30 mulheres completaram a prova, também válida como Copa da Eslováquia. A vencedora foi uma polonesa. Na soma geral, o evento reuniu aproximadamente 120 atletas das equipes nacionais da Polônia, Eslováquia, Hungria, República Tcheca e Brasil.
A esquiadora segue treinando na Europa e volta a competir no sábado e domingo, em provas na cidade de Nove Mesto Na Morave, na República Tcheca.
Mirlene havia iniciado a temporada de inverno de treinos e competições em dezembro, com duas etapas da IBU Cup de Biathlon, na Itália e Áustria. O biatlo é o esporte que une o ski cross country e o tiro com o rifle 22.
Pela programação de Mirlene, do final de dezembro ao início de janeiro haviam provas de ski cross country, que foram canceladas pela falta de neve. Assim como na temporada passada, a Europa Central vive um inverno com escassez de neve.
Mirlene é patrocinada pela Nanobr Nanotecnologia e Visafértil, conta com parceria com a Murilhas Comunicação, Suunto Brasil, Salomon Brasil e Solo, além de ser apoiada pelo Centro Oftalmológico – Dr. Rodrigo e Flávio Hoffmann, Hospital 22 de Outubro e Bonés Rollerski.