A atleta Mirlene Picin foi a melhor brasileira na Comrades Marathon 2015, considerada a ultra-maratona mais famosa do mundo, realizada no dia 31 de maio, na África do Sul. Foi a edição comemorativa de 90 anos da prova, criada em 1921 por um soldado para homenagear seus amigos mortos em combate. A competição teve 25 mil inscritos, com 131 brasileiros. Mirlene foi a 177ª primeira colocada entre as mulheres. Na categoria de 18 a 39 anos, ficou em 105º.
A disputa teve 87,7 quilômetros e aproximadamente 2.300 metros de ascensão. Foi a prova com maior quilometragem já realizada por Mirlene. “Poderia ter feito uma prova melhor, mas fiquei muito feliz por ter concluído, pois houve muitos momentos em que a vontade de abandonar era muito grande”, revelou. “Foi a coisa mais difícil que eu já fiz. Essa distância ainda é muito pra mim. São anos e anos de treino e maturidade do corpo e mente para formar um ultramaratonista”, resumiu Mirlene.
A mogimiriana registrou tempo de 9 horas e 9 minutos. Há um limite de 12 horas para os participantes concluírem o percurso, além de haver diversos pontos de corte no trajeto com determinados tempos tendo que ser cumpridos para assegurar a continuidade na prova.
Em 2013, Mirlene registrou o melhor tempo brasileiro feminino em todas as edições da Two Oceans 56k ultramarathon, também na África do Sul, e entrou para o top 100 da prova com mais de quatro mil mulheres concluintes.
Treinada por Beto Carnevale, Mirlene tem patrocínios da Nanobr Nanotecnologia e Visafértil, parcerias da Murilhas Comunicação, Salomon Brasil e Suunto Brasil, além de apoio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura, Hospital 22 de Outubro, Sigvaris Brasil e Alex Abdalla – Instrutor de Tiro.