A atleta mogimiriana Mirlene Picin conquistou três medalhas nas três provas da etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022. A primeira etapa da competição, que é a versão de verão do Ski Cross Country, aconteceu no último final de semana, no Dahma Golf Club, o centro de treinamento da equipe brasileira e única pista homologada pela Federação Internacional de Ski (FIS) no Brasil, localizado em São Carlos (SP).
A próxima etapa acontece entre os dias 9 e 12 de julho, no mesmo local. Marcando o retorno das atividades da equipe brasileira após a temporada de neve 2021/2022, a primeira etapa do circuito nacional foi composta por três provas, em três distâncias diferentes.
Na sexta-feira, 17, foi realizada a prova de 5 km estilo skating, com largada em massa. Ao término do percurso, Mika – como é carinhosamente chamada – faturou a medalha de ouro. No sábado, 18, as competidoras participaram do sprint 1,4 km skating. Nesta prova, a mogimiriana chegou em terceiro lugar, ficando com a medalha de bronze. Para fechar a etapa, aconteceu no domingo, 19, os 5 km estilo clássico, também com largada em massa. Mika completou a prova na segunda colocação, garantindo a medalha de prata.
“A prova de sexta-feira foi realizada no estilo que é minha especialidade, o skating. A pontuação da prova do sprint no sábado foi a melhor da minha carreira, 244 pontos registrados na qualificatória, dois segundos atrás da primeira atleta. A prova de sprint, a mais curta e rápida da modalidade é o meu ponto mais fraco, já que tenho características de resistência e provas de fundo”, avaliou.
Vale destacar que o evento contou com a presença das equipes brasileiras masculinas e femininas das categorias sub20, sub23 e adulta, e de atletas da Argentina. Os resultados em São Carlos também foram importantes para se começar a definir a equipe brasileira para o mundial de ski cross country de 2023, que acontece em fevereiro, na cidade de Planica, na Eslovênia. Nesse sentido, Mirlene garantiu pontos importantes para representar o selecionado brasileiro.
Podium Verde
Com os três pódios conquistados em São Carlos, Mirlene somou mais 45 mudas de árvores para plantio, em mais um ano do projeto de reflorestamento Podium Verde, que está em sua oitava edição. Neste ano, já foram oito medalhas conquistadas, totalizando 125 mudas. Ao final do ano, todas as mudas serão computadas e plantadas em áreas públicas e particulares da cidade de Mogi Mirim.
O projeto acontece juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente de Mogi Mirim, sendo a “casa” do projeto e parceira no plantio e nas ações socioeducacionais que serão realizadas. Todas as empresas parceiras da atleta fazem parte de maneira conjunta do projeto de reflorestamento, que também conta com o apoio e fornecimento de mudas da ONG Planeta Plantar, localizada na cidade de São João da Boa Vista (SP).
Mirlene Picin conta com o patrocínio da Cortag Brasil, Mauricio de Sousa Produções, Hospital 22 de Outubro, Syrius Medical Group, TM Racing Motos Brasil e Sicredi Força dos Ventos, além do apoio da Agência Theodor JR e da Mediphacos.