sábado, abril 19, 2025
INICIAL☆ Capa EsporteMirlene Picin é terceira colocada em prova de corrida de montanha

Mirlene Picin é terceira colocada em prova de corrida de montanha

A atleta Mirlene Picin obteve a terceira colocação na 21ª edição da Subida a Oroel, tradicional prova de Jaca, região do Pirineus Aragoneses, na Espanha, no dia 12. A prova apresentou 10 quilômetros, com altimetria acumulada de 952 metros.

A mogimiriana completou o percurso em 1 hora e 12 minutos. As duas primeiras colocadas são espanholas. A campeã Marta Vidal Lopez registrou tempo de 1 hora, nove minutos e 40 segundos. Já a vice-campeã Begona Mota Virto completou o percurso em 1 hora, 11 minutos e 32 segundos. Na disputa masculina, o campeão foi Luis Alberto Hernandes, da Espanha, com 55 minutos e 12 segundos.

No total, 300 atletas participaram entre homens e mulheres. Houve premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados nas disputas masculina e feminina.

Mirlene Picin completou a prova com tempo de 1 hora e 12 minutos. (Foto: Fotos: Ramon Ferrer)

Mirlene, que também é esquiadora, revelou estar cada vez mais satisfeita com seus resultados em provas de montanha com perfil de subida. “Estou bem cansada. Esta prova não estava nos meus planos e venho de três, quatro semanas bem duras de treinamento com foco nas provas de sky cross country de setembro próximo”, declarou.

A atleta destacou o patamar forte da disputa. “O nível competitivo na Espanha, principalmente nas provas dessa região dos Pré-Pirineus, é bem alto. Na prova de hoje, 8 mulheres brigaram o tempo todo pelo pódio”, completou, lembrando a força da cultura de corrida de montanha na Espanha. “Sem sobra de dúvidas a Espanha é o maior mercado dessa modalidade que continua em crescimento”, apontou.

Histórico

Mirlene está treinando e competindo na Espanha desde a segunda semana de maio. Em cinco eventos, subiu ao pódio em quatro oportunidades. Foram duas vitórias, nas competições Kilometro Vertical Dobrado de Colloarada, com quebra de recorde, e 21km Tozal de Guara. Mirlene também garantiu duas terceiras colocações. Além do terceiro lugar no Subida a Oroel, ficou em terceiro no 21km de Traschinepro. No final de maio, havia se se tornado a primeira brasileira entre homens e mulheres a competir em uma etapa da Copa do Mundo de Kilometro Vertical, em Zegama, País Basco. Em sua estreia na modalidade, foi a 19ª colocada entre 36 atletas de oito diferentes países.

Mirlene é patrocinada pela Visafértil, Fermac Cargo e Nanobr Nanotecnologia, tem apoio da Murilhas Comunicação, Hospital 22 de Outubro e Bonés Skiroll, além de parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Mogi Mirim e Studio Zentro – Huesca.

Podium Verde

Dentro do projeto Podium Verde Visafértil, em que uma quantidade de mudas é plantada de acordo com a colocação de Mirlene, a cada pódio alcançado, a terceira posição na prova garantiu o plantio de mais 15 árvores. Desta forma, o projeto de reflorestamento soma 190 árvores em 2018. Já foram plantadas 380 mudas em 2015, 290 em 2016 e 320 em 2017. O projeto, mantido pela empresa de fertilizantes orgânicos Visáfertil e Ulisses Girardi, promove ações como distribuição de mudas e sementes gratuitas e palestras sobre conscientização ambiental. As mudas são plantadas em Benedito Novo-SC, onde Girardi mantém uma área de preservação.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments