A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2023 foi realizada no Parque Eco Esportivo Damha, em São Carlos (SP). O evento, que ocorreu de 8 a 11 de junho, reuniu os melhores atletas do país na modalidade, que é a versão de verão do esporte olímpico de inverno ski cross country.
A mogimiriana Mirlene Picin disputou três provas e garantiu duas medalhas de prata. Nos cinco quilômetros com largada em massa estilo clássico, Mika fez o tempo de 14min19seg3, ficando com o segundo lugar, atrás de Jaqueline Mourão, que concluiu a prova em 14min18seg4. Já no estilo skating, Jaqueline novamente subiu ao lugar mais alto do pódio, registrando o tempo de 12min58seg. Mirlene Picin, mais uma vez, garantiu a medalha de prata, cruzando a linha de chegada em 13min12seg. Nas duas provas o bronze ficou com Eduarda Ribeiro.
Já no Sprint 1,4 km estilo clássico, Eduarda foi ouro, seguida por Jaqueline Mourão e Gabriela Neres. Mika ficou com o quarto lugar. A próxima etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski está marcada para os dias 6 a 9 de julho, novamente em São Carlos. A cidade abriga a única pista homologada pela Federação Internacional de Ski (FIS) no Brasil.
Além das conquistas esportivas, destaca-se também a iniciativa da atleta Mirlene Picin em contribuir para o reflorestamento do país. Com as duas medalhas de prata conquistadas nessa etapa, a atleta doará 30 mudas para o projeto Podium Verde, que, desde 2015, tem como objetivo plantar árvores conforme os resultados e pódios de Mika em suas diferentes modalidades.
Até o momento, Picin já contribuiu com 80 mudas por meio de suas conquistas em 2023. Este ano o projeto acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Mika é patrocinada pela Cortag, Mauricio de Sousa Produções, Hospital 22 de Outubro, Syrius Medical Group, TM Racing Motos, Brasil Mediphacos e Visafran Seguros e tem apoio da Agência Theodoro Jr.
CRÉDITO DA FOTO: CBDN