A atleta Mirlene Picin sagrou-se campeã do Gran Prêmio La Cabrera, prova de montanha realizada na Espanha, no dia 28 de outubro. A corrida apresentou 43,5 quilômetros de percurso, com 2.650 metros de desnível positivo acumulado. A largada e chegada foram no povoado de La Cabrera, Madrid, a 1.026 metros de altitude.
A mogimiriana completou a prova com tempo de 5 horas, 28 minutos e três segundos. O vice-campeonato ficou com Ana Cristina Constantin, da Romênia, com tempo de 5 horas, 28 minutos e 52 segundos. Ana havia sido a campeã da primeira edição da prova, realizada no ano passado, quando havia registrado tempo de 6 horas, 13 minutos e 57 segundos. A terceira colocação foi obtida pela espanhola Lola Chico Perles, com 5 horas, 44 minutos e 22 segundos.

A prova foi realizada com baixas temperaturas e muito vento, decorrente de uma chegada de massa de ar fria em toda a Espanha, durante o final de semana do evento. Na serra onde ocorreu a prova, as temperaturas variaram de 5 graus positivos a 2 negativos, com muito vento e neve nas partes mais altas da trilha. “O mais legal foi a prova ter sido decidida nos 800 metros finais, depois de mais de 5 horas correndo. Faltando 3 quilômetros para o final da prova, eu avistei e encostei na primeira colocada. Depois de correr quase 2 quilômetros juntas, eu me adiantei à outra corredora já nas ruas em torno da praça central da cidade, a mais ou menos uns 800 metros da chegada”, contou.
Montanha
Em 2018, Mirlene já disputou uma série de competições na Espanha. Em 6 de outubro, havia ficado na oitava colocação no Ultra Trail Guard Somontano, prova de 52 quilômetros, realizada em Alquezar. A corrida foi válida pela Copa da Espanha de Ultras de Montanha. No dia 12 de agosto, Mirlene havia sido a terceira colocada na Subida Oroel, de 10 quilômetros, em Jaca. Em 15 de julho, foi campeã no 2KV Colloarada, em Villanuna. Em 17 de junho, foi a terceira colocada na Transchinepro, de 21 quilômetros. No dia 3 de junho, foi campeã na Tozal de Guara, também de 21 quilômetros. Em 25 de maio, ficou na 19ª colocação na KV Zegama, etapa da Copa do Mundo de Kilometro Vertical.
Antes, havia disputado diversas provas no Brasil. Em 22 de abril, Mirlene havia sido a terceira colocada na Tutan, de 45 quilômetros. No dia 8 do mesmo mês, foi campeã da Indomit Pedra Baú, de 35 quilômetros. Em março, foi campeã de duas provas, a Brasil Ride, de 16 quilômetros, e a Insane Águas da Prata Brasil, de 25.
Mirlene é patrocinada pela Nanobr Nanotecnologia e Visafértil, conta com o apoio da Murilhas Comunicação, Hospital 22 de Outubro, Mediphacos e Bonés Skiroll, além de manter parceria com a Saucony Brasil, Studio Zentro – Huesca e Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Mogi Mirim.