A atleta Mirlene Picin obteve a terceira colocação da II Traschinepro Trail 21 km, realizada no dia 17, no povoado de Caldearenas, em Huesca, na região de Aragon, norte da Espanha. Foi a segunda edição da prova, que contou com a participação de 300 corredores.
Os 21 quilômetros percorridos acumularam 1.100 metros de ascensão. O percurso foi realizado em terreno 100º composto por trilhas técnicas e teve o ponto mais alto localizado a 1.570 metros de altitude.
Mirlene concluiu a prova em 2 horas, 37 minutos e 46 segundos.
As duas primeiras posições do pódio foram ocupadas por atletas espanholas. A campeã Yolanda Martin é integrante da Equipe Nacional Espanhola de Corrida de Montanha e irá participar do time que representará o país no campeonato europeu da modalidade, programado para o dia 1o de julho, na Macedônia. Yolanda terminou a prova em 2 horas, 18 minutos e 29 segundos. A segunda colocada foi Marta Vidal, com tempo de 2 horas, 20 minutos e sete segundos.
No dia 3 de junho, Mirlene havia sido campeã da Trail Tozal de Guara, corrida de 21 quilômetros realizada em Huesca, na Espanha. A segunda e terceira colocadas foram espanholas em outra prova com pódio formado por uma brasileira e duas representantes do país onde a disputa foi realizada. A vice-campeã foi Sara Bonet e a terceira colocada, Rebeca Menes.

Mirlene segue em período de treinamentos na Espanha, com provas previstas para os meses de julho e agosto.
A mogimiriana revelou satisfação com os resultados já obtidos. “De verdade, não esperava ter resultados assim agora no início. Correr aqui na Espanha é muito diferente pra mim. As provas são realizadas em regiões de alta montanha, com muita altimetria acumulada e terrenos extremamente técnicos, o que é bem difícil. Um perfil de prova completamente diferente do que estamos acostumados a ter no Brasil”, observou.

A atleta lembrou ainda o fato do nível competitivo ser significativamente maior, envolvendo atletas bem familiarizadas com o relevo da região, especialistas na modalidade e com uma condição física e técnicas muito aprimoradas para se correr em terrenos assim. “Vim aqui para aprender e me desenvolver nessa modalidade”, resumiu.
Podium Verde
Pelo projeto Podium Verde Visafértil, em que a cada pódio alcançado por Mirlene uma quantidade de árvores é plantada de acordo com a colocação da atleta, a terceira colocação obtida na Espanha garantiu o plantio de mais 15 mudas. O projeto de reflorestamento é mantido pela Visafértil Fertilizantes Orgânicos.
Desde março, quando foi iniciado o calendário de provas de corrida de montanha, Mirlene largou em 8 provas, cinco no Brasil e três na Espanha. Em sete oportunidades, subiu ao pódio, acumulando um total de 150 mudas que serão plantadas no final de 2018.
Mirlene é patrocinada pela Visafértil, Fermac Cargo e Nanobr Nanotecnologia, conta com o apoio da Murilhas Comunicação, Hospital 22 de Outubro e Bonés Skiroll, além de parceria com a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Mogi Mirim e Studio Zentro – Huesca.