Disputando suas últimas competições do ano de 2016, a esquiadora Mirlene Picin registrou sua melhor marca na temporada e se classificou para mais uma prova no Mundial de Ski. Em duas semanas, a mogimiriana disputou seis provas em dois países diferentes.
De 15 a 18 de dezembro, Mirlene competiu na Eslováquia, no centro de ski de Strbske Pleso, em duas provas de sprint de 1,4 quilômetro e em uma de distance, de 7,5 quilômetros.
Neste evento, Mirlene garantiu a melhor marca da temporada em uma prova distance, com 232 pontos no ranking internacional da FIS – Federação Internacional de Ski. A atleta ficou na 41ª posição entre as 61 esquiadoras que completaram a prova e foi a melhor sul-americana da disputa. Atletas do Chile também competiram no evento.
No mesmo final de semana, Mirlene ainda registrou a pontuação necessária para largar em mais uma prova no Mundial de Lahti. O índice foi atingido para a prova de sprint no estilo skating.
Dos dias 20 a 22, a esquiadora competiu na Ucrânia, no Centro de Treinamento Paralímpico de Syanky, em provas de distance de 5 e 10 quilômetros, e no sprint de 1,6 quilômetro.
Na prova de sprint, a atleta melhorou a marca registrada na semana anterior na Eslováquia, que era de 396 pontos, registrando 372. No ski cross country, quanto menor a pontuação, melhor.
Mundial é de 22 de fevereiro a 5 de março
O Mundial de Ski Nórdico de Lahti 2017 será realizado de 22 de fevereiro a 5 de março, na cidade de Lahti, na Finlândia. O evento é realizado de dois em dois anos. Mirlene esteve presente nas quatro edições anteriores: Liberec 2009, Oslo 2011, Val di Fiemme 2013 e Falun 2015.
O Brasil participa de Mundiais de Ski Nórdico desde o ano de 2005, quando Hélio de Freitas foi o estreante e único representante nacional no evento de Oberhof, na Alemanha.
Os esquiadores brasileiros têm até o dia 31 de dezembro para atingirem os índices exigidos e para compor a equipe nacional.
Mirlene está classificada para a prova de cinco quilômetros no estilo clássico e no sprint no estilo skating.
A atleta é patrocinada pela Visafertil, Nanobr Nanotecnologia e Bones Rollerski, conta com apoio da Murilhas Comunicação, Salomon Brasil e Solo, além de parceria do Hospital 22 de Outubro e Centro Oftalmológico Rodrigo e Flavio Hoffman.