Nesta semana, Mirlene Picin iniciou o Curso de Introdução ao Sistema Olímpico (CISO) para jornalistas, oferecido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) através do IOB (Instituto Olímpico Brasileiro).
O CISO difunde as informações, as diretrizes e os conceitos do Movimento Olímpico para os profissionais oriundos dos veículos de comunicação, que realizam a cobertura de grandes eventos esportivos, como Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, Jogos Olímpicos da Juventude de Verão e Inverno, Jogos Panamericanos, Sulamericanos e Campeonatos Mundiais de todas as modalidades olímpicas.
Para realizar os cursos oferecidos pelo COB e IOB é necessário ser ou ter sido atleta de alto rendimento de modalidades olímpicas de inverno e verão e fazer ou ter feito parte das equipes nacionais olímpicas, ter vínculo com alguma confederação olímpica nacional e atuar ou ter formação na área do curso em questão. Devido à pandemia, todo o curso será ministrado de maneira online em formato EAD (Ensino à Distância).
Mirlene Picin é formada em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), em 2001, e em Educação Física pela Claretiano, em 2018. A mogimiriana integra as equipes nacionais de ski cross country e biatlo, modalidades olímpicas de inverno desde 2008.
Ela atua profissionalmente na área de comunicação, design e marketing. Em 2018, fez parte da equipe de transmissão da Globo e do SporTV nos Jogos Olímpicos de Inverno em Peyong Chang, na Coreia do Sul.
“Quero me especializar cada vez mais e agregar conhecimento e valor à profissional que quero ser. É difícil encontrar no mercado uma atleta que ainda compete em alto rendimento e tem a formação que tenho. A maioria dos atletas só começam a fazer o que eu já faço depois da aposentadoria. Quero aproveitar esse meu diferencial”, frisou Mirlene ao O POPULAR.
A mogimiriana ainda completou. “Na nossa cultura, infelizmente, ainda há a ideia de que o atleta não estuda ou não tem profissão, diferente dos EUA, onde grande parte dos atletas tem um ótimo nível educacional”, finalizou.
CRÉDITO DA FOTO: Nato Canto