A atleta Mirlene Picin foi selecionada para o desafio da primeira maratona de subida do Brasil, a Uphill Marathon, na estrada da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. O formato da corrida de pedestrianismo com 42 quilômetros de subida é inédito no país. A prova será no dia 30, com largada na cidade de Treviso e chegada no topo da Serra do Rio do Rastro.
A região é considerada um dos locais mais bonitos do mundo. A estrada que a corta tem fama de ser assombrosa pelo aclive e quantidade de curvas, com um total de 256. Promovida pela Mizuno, a prova é limitada a 50 participantes, selecionados pela empresa.
Mirlene vem se destacando no cenário de corridas de montanha, que têm como característica ser uma prova técnica e de resistência.
No primeiro semestre, Mirlene figurou no top 100 da prova sul-africana Two Oceans 56km, na Cidade do Cabo, que contou com 16 mil corredores. A atleta ainda não participou de uma maratona clássica de corrida de 42 quilômetros. Por outro lado, já cumpriu essa distância em anos anteriores em eventos de patinação de velocidade, nas Maratonas Internacionais de Brasília, onde foi vice-campeã, e do Rio de Janeiro, em que foi a única mulher a completar a prova. No ski cross country, na Áustria, em 2011, foi a 15ª colocada.