A esquiadora Mirlene Picin carimbou no último domingo o passaporte para o mundial de ski nórdico, que acontece em fevereiro de 2015 na cidade de Fallun, na Suécia. O índice para competir no evento foi atingido após uma prova de 5 quilômetros na modalidade skating em Hochfilzen, na Áustria, válida pelo ranking da Federação Internacional de Ski (FIS). Com uma temporada atípica, sem neve em quase toda a Europa, Mirlene já havia perdido a chance de atingir o índice em 5 provas que foram canceladas por falta de neve.
Para representar o país no mundial, a atleta tinha que realizar uma prova abaixo de 300 pontos, já que no ski, quanto menor a pontuação, melhor o resultado. Mirlene teve uma pontuação de 274 na prova de domingo. Será o 4ª mundial consecutivo que a atleta competirá representando o Brasil. Ela já esteve em Liberc, na República Tcheca, em 2009, Oslo, na Noruega, em 2011 e Valdi Fiemme, na Itália, em 2013.
Mirlene desembarcou na Europa no último dia 3 de dezembro e treinou na cidade de Obertilliach, na Áustria, enquanto aguardava a confirmação das provas que teriam validade para o ranking internacional da FIS. Como todas que estavam na programação foram canceladas pela falta da neve, na Áustria, Itália e Sérvia, a competição de domingo era a única chance na tentativa de atingir o índice para o mundial.
Outras
A esquiadora ainda competiu em provas de Biathlon, modalidade que mescla ski com tiro de rifle .22, em Obertilliach, na Áustria. Foram duas provas, sendo um sprint de 5 quilômetros com duas paradas de tiro, e uma individual de 15 quilômetros, composta por quatro paradas de tiro. Mirlene segue em treinamento na Europa e retorna ao Brasil na próxima quarta-feira, véspera do Ano Novo.
A atleta conta com o patrocínio da Nanobr Nanotecnologia e o apoio da Visafértil e Murilhas Comunicação, além de parceria com o Clube Mogiano, Hospital 22 de Outubro, Salomon e Alex Abdalla – Instrução e despachante em tiro e armamento.