Num mundo onde cresce a preocupação com sustentabilidade e questões ambientais, veículos movidos a energias renováveis ganham cada vez mais espaço.
No Brasil, esse movimento ainda não engatou a mesma marcha de países desenvolvidos, mas começam a surgir algumas iniciativas como a da Mitsubishi, que irá trazer para cá o Outlander PHEV, primeiro utilitário esportivo híbrido do tipo plug-in (que pode ser recarregado na tomada) vendido no País. O veículo começa a ser comercializado no início de 2015 e o preço ainda não foi anunciado.
O sistema que movimenta o PHEV tem três motores: um à combustão (2.0 a gasolina de 121 cv) e outros dois elétricos, um frontal e um traseiro, de 82 cv cada. Atuando em sintonia, esses propulsores permitem que o veículo tenha três modos de condução. Na função puramente elétrica, no qual o veículo é movido pelos motores elétricos apenas, ele utiliza a energia das baterias, não polui e não faz barulho. Neste modo, o PHEV tem autonomia de 52 km. Segundo a Mitsubishi, esse é um número bem conservador, apenas para ter uma margem de segurança maior. A marca afirma que o modelo é capaz de rodar mais que isso.
O outro modo possível é o híbrido em série, no qual o elétrico traciona o carro e o motor à combustão gera energia apenas para a bateria. Ele é acionado automaticamente quando o sistema percebe que o nível de carga da bateria está baixo ou quando há necessidade de mais de 82 cv de força, como em uma ultrapassagem ou em subidas, por exemplo. Neste caso, a potência máxima pode chegar a 163 cv.
Há ainda o modo híbrido paralelo, no qual o motor a gasolina move também o eixo em conjunto com os elétricos. O carro pode chegar aos 200 cv de potência máxima ao atingir os 170 km/h. O motorista também pode optar pelo botão “Charge”, que otimiza o uso do motor a gasolina para carregar a bateria, ou o modo “Save”, em que opta por reduzir o uso de energia da bateria.
A energia cinética gerada durante a frenagem também é utilizada para carregar as baterias do veículo (modo regenerativo), garantindo ainda mais autonomia no modo elétrico. Todas as informações do veículo podem ser monitoradas por um aplicativo, via smartphone ou tablet.