A primeira vitória na Série C do Campeonato Brasileiro, enfim, chegou! O Mogi Mirim venceu o Tupi-MG por 2 a 0 na tarde deste sábado, no Estádio Vail Chaves, pela sexta rodada da competição. Apesar da vitória, o Sapo permanece na lanterna do Grupo B, mas agora com 4 pontos, mesma pontuação do penúltimo colocado Macaé, que fica na frente pelo melhor saldo de gols. O saldo do Mogi está negativo em cinco gols. O do Macaé está negativo em quatro. Com o complemento da rodada, neste domingo, o Mogi pode ultrapassar o Macaé, pois o time carioca encara o Botafogo, em Ribeirão Preto.
O jogo
O técnico Marcelo Veiga promoveu uma mudança no setor ofensivo, com a escalação de Tatuí no lugar de Lessinho. A equipe jogou no esquema 3-5-2, com Vinícius, Ewerton e Emerson na zaga, Rodrigo e Anderson Rosa nas laterais e o meio de campo formado pelos volantes Régis e Moradei e o meia-atacante Tatuí. Vitinho, que já havia atuado como lateral dos dois lados e como volante, jogou mais à frente, em companhia do centroavante Gustavo Vintecinco.
Mesmo jogando fora de casa, o Tupi, que também jogou no 3-5-2, começou tomando a iniciativa das jogadas ofensivas. Porém, embora dominasse as ações e se posicionasse no campo de ataque, pouco criava em termos de chances perigosas. O Mogi não conseguia encaixar os contragolpes, pecando no momento do passe.
Aos 11 minutos, Lucas fez jogada pela direita e cruzou com perigo: a bola passou por toda a extensão da defesa do Mogi, mas o ataque do time mineiro não conseguiu concluir a gol.
Ao longo da primeira etapa, o Mogi conseguiu equilibrar o jogo, passando a trabalhar melhor a posse de bola e a se posicionar mais à frente, embora ainda faltasse qualidade para construção de jogadas.
Aos 25 minutos, o Mogi chegou a comemorar um gol com Gustavo Vintecinco, completando, de primeira, bola cruzada da direita, mas a arbitragem assinalou impedimento.
Cinco minutos depois, em um lance confuso na área do Tupi, o árbitro Edivaldo Elias da Silva assinalou pênalti para o Mogi Mirim. Rodrigo cobrou no canto direito do goleiro Paulo Henrique: 1 a 0.
Segundo tempo
O segundo tempo teve o Tupi buscando o empate, se posicionando à frente, com os laterais avançados. Porém, novamente o time mineiro pecava na criatividade. Aos 16 minutos, o lateral Rodrigo, autor do gol, avançou pela direita e chutou cruzado para defesa de Paulo Henrique.
Aos 19 minutos, o atacante Galego entrou no lugar de Tatuí, com Vitinho indo para a ala esquerda e Anderson Rosa para o meio. Aos 20, uma atração entrou em campo pelo Tupi: o atacante Romarinho, filho do Baixinho Romário, que substituiu Rafael Teixeira.
O Tupi levou perigo aos 24 minutos, em finalização da entrada da área de Patrick. Maringá saltou em seu canto esquerdo e fez grande defesa. Aos 29, o Mogi respondeu em arremate de Gustavo, da esquerda, próximo ao bico da grande área: o goleiro Paulo Henrique mandou para escanteio.
Aos 33, Lessinho, que havia acabado de entrar no lugar de Gustavo, recebeu de Anderson Rosa e bateu com perigo da esquerda, com a bola saindo à direita do arqueiro do time mineiro.
Dois minutos depois, Romarinho quase empatou a partida, com uma finalização forte de perto da entrada da área. Maringá salvou o Mogi Mirim saltando à sua direita para espalmar para escanteio, fazendo uma grande defesa.
Aos 39 minutos, em nova jogada pela esquerda com assistência de Anderson Rosa, Galego invadiu a área e encheu o pé para estufar a rede: 2 a 0.
Aos 45, Edmário se envolveu em confusão e foi expulso.
O Mogi Mirim volta a jogar no próximo sábado, às 15h30, diante do Volta Redonda.