Explorando os lados do campo, com atuação de destaque dos laterais Michel e Dieguinho, o Mogi Mirim foi superior ao Bahia na maior parte do jogo, mas ficou no empate em 1 a 1 na noite deste sábado, no Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira. O atacante Ortigoza foi o personagem do jogo marcando um gol para o Mogi, mandando uma bola no travessão e perdendo duas chances claras. A partida foi válida pela segunda rodada do returno do Campeonato Brasileiro da Série B. Com o resultado, o Sapo subiu da última para a penúltima colocação, com 18 pontos, sete a menos em relação ao primeiro time fora da zona de rebaixamento, o 16º colocado Macaé.
Foi a primeira partida do Mogi após a saída do lateral direito Edson Ratinho, que rescindiu contrato e acertou com o Joinville. Em seu lugar, atuou Michel. O atacante Geovane também rescindiu contrato e deixou o clube, mas já não poderia jogar por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Também suspenso, o atacante Serginho desfalcou a equipe. Os substitutos no ataque foram Júnior Juazeiro e Everaldo. O técnico Sérgio Guedes manteve o esquema com três volantes, com Magal, Memo e Franco.
O primeiro tempo teve dois momentos distintos. O Bahia começou a partida se impondo, buscando o campo de ataque. Apesar de apresentar maior volume de jogo, não conseguia criar chances, demonstrando ansiedade no momento de definir as jogadas. Já o Mogi praticamente se limitava a se defender, pois não conseguia controlar a posse de bola e nem ter sucesso em tentativas de contragolpes.
Apesar de poucas oportunidades, nos primeiros 15 minutos os goleiros impediram golaços. Aos sete minutos, o argentino Maxi Biancucchi deu um voleio na área e Daniel mandou para escanteio. O Mogi respondeu aos 12 minutos. Franco tabelou com Michel e mandou para a área da direita, próximo à linha lateral. A bola atravessou a área e quase encobriu o goleiro Douglas Pires, que se esticou para mandar por cima do gol.
Domínio
Na segunda metade do primeiro tempo, o Mogi se soltou mais e começou a dominar a partida, passando a ocupar o campo de defesa do Bahia. O time mogimiriano explorava o setor esquerdo com jogadas em velocidade envolvendo o atacante Everaldo e o lateral Dieguinho.
Aos 27, o Sapo levou perigo em chute de fora da área de Magal, que desviou na defesa e saiu à direita do arqueiro baiano. O Mogi quase abriu o placar aos 38 minutos. Dieguinho fez jogada pela esquerda e cruzou na área, o goleiro tocou na bola, que sobrou para Magal. O volante ajeitou e bateu com perigo para defesa de Douglas Pires. No rebote, Ortigoza perdeu uma chance clara ao chutar na defesa baiana. A bola ainda tocou na trave e seguiu para escanteio.
O Mogi voltou mais ofensivo na segunda etapa, com a entrada do meia Luís Fernando, que fez sua estreia, no lugar de Franco.
O Sapo perdeu uma oportunidade clara aos 8 minutos. Dieguinho se livrou de marcadores pela esquerda, levou na linha de fundo e cruzou na medida para Ortigoza. A bola passou pelo goleiro e sobrou limpa para o atacante apenas empurrar para a rede, mas Ortigoza fez o mais difícil e mandou para fora.
Placar aberto
O mesmo Ortigoza abriu o placar aos 15 minutos. Michel cruzou da direita para a área e o atacante cabeceou para fazer 1 a 0.
O Sapo quase ampliou aos 27 minutos, quando Luís Fernando cruzou da esquerda e Ortigoza saltou para cabecear no travessão.
O Bahia empatou aos 30 minutos. Após cruzamento da direita de Zé Roberto, a bola passou pela defesa do Mogi e Kieza mandou para a rede de carrinho.
Aos 37, Sérgio Guedes promoveu a estreia do atacante Herê, que entrou no lugar de Everaldo.
O Mogi quase voltou à frente do placar aos 41, quando Léo Bartholo cruzou da esquerda e Herê cabeceou, com a bola passando próxima ao gol, à esquerda do arqueiro do Bahia. Nos minutos finais, o Bahia quase virou. Aos 42, Tiago Real bateu cruzado e Daniel fez grande defesa.
O Mogi Mirim volta a jogar na terça-feira, às 20h30, diante do Sampaio Corrêa-MA, no Castelão, em São Luís.