A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta terça-feira (22), os grupos, a tabela da primeira fase e o regulamento do Campeonato Paulista de Futebol Sub 23 – Segunda Divisão – 2021. O Mogi Mirim Esporte Clube consta entre os 30 clubes confirmados pela entidade. A expectativa agora é de que a diretoria, comandada pelo presidente Luiz Henrique de Oliveira desde 2015, assegure a participação da agremiação, que sofreu cinco rebaixamentos em seis campeonatos disputados com o cartola no comando e, além de acumular uma dívida sem precedente, sobretudo junto à Justiça do Trabalho, tirou o clube do profissionalismo após 43 anos seguidos.
O Sapão da Mogiana não participa do Estadual desde 2018, quando sofreu o rebaixamento para a Bezinha, equivalente ao quarto degrau do Paulistão. Esta é a divisão mais baixa do clube desde 1978. Luiz Henrique assumiu o Mogi em julho de 2015, após herdar a presidência de Rivaldo Ferreira. Quando o cartola entrou no clube, o Sapo estava na Série A1 do Paulista (de forma ininterrupta desde 2009 e, com apenas duas ausências, desde 1986) e também disputava a Série B do Campeonato Brasileiro.
Hoje, com LHO perto de completar o sexto aniversário de sua posse, o Mogi já passou dos três anos sem jogar uma partida profissional. A última foi em maio de 2018, quando o clube foi o eliminado na primeira fase da sua chave, na Série D do Brasileiro.
Grupos
Pela programação da FPF, o Mogi está no Grupo 3. As chaves são regionalizadas e o Sapo terá como rivais a Esportiva Itapirense, da vizinha Itapira, além de Independente de Limeira e Rio Branco de Americana. São Carlos FC e Grêmio São-carlense, ambos de São Carlos, fecham o grupo.
Ao todo, 30 equipes serão divididas em cinco grupos com seis times que se enfrentarão em mata-mata já a partir da segunda fase, em que os donos das melhores campanhas terão a vantagem do empate no placar agregado.
Com dez datas na primeira fase, classificam-se ao mata-mata os três melhores times de cada grupo, além do melhor quarto colocado. O chaveamento das oitavas de final se dará de acordo com as campanhas. O melhor time enfrenta o 16º e assim sucessivamente, definindo os caminhos e possíveis adversários até a decisão do título. Em caso de empates nessa fase, os donos das melhores campanhas avançam. A final está programada para acontecer no dia 31 de outubro.
Tabela
De acordo com a tabela divulgada pela Federação, a estreia do Sapão será no dia 22 de agosto, um domingo, às 15h, diante do São Carlos, na casa do rival. Já a estreia em casa está agendada para uma quarta-feira, dia 25 de agosto, às 15h, no Estádio Vail Chaves, em Mogi Mirim. A tabela completa pode ser acessando clicando aqui. Pelo calendário, a 10ª e última rodada da primeira fase será no dia 26 de setembro, um domingo, quando o Mogi encara o Grêmio São-carlense, às 15h, em São Carlos.
Os clubes terão as listas A e B de inscrição para atletas, sendo 26 atletas na primeira e número ilimitado na segunda, que contempla atletas das categorias de base. Também estão mantidas as cinco substituições por jogo, desde que em três atos. Clique aqui e confira o regulamento completo da competição.