Desde o dia 21 de julho, acontece em Mogi Guaçu a primeira Mostra Ação Comunitária realizada pelo Coletivo Cine Itamara Dias, que exibirá filmes voltados para as questões referentes aos empreendimentos capitalistas e seus impactos sociais e ambientais, permitindo o diálogo de temas que se relacionam. As exibições dos filmes ocorrerão ainda em agosto, sempre às sextas-feiras, a partir das 19h30. O local de exibição é o Salão Maria Gorete, que fica à Rua Alcides Toledo, n° 101, no Jardim Guaçu Mirim. A entrada é gratuita e as exibições seguem até dia 1° de setembro.
Na sexta-feira desta semana, amanhã, será realizada a exibição dos documentários Guamambi-Panambi: que desenvolvimento é esse? (com 17 minutos), Belo Monte e ainda Etnocídio. Ao final, uma roda de conversa é realizada entre os participantes.
Outros filmes serão exibidos nos dias 11, 18, 25 e 1/9.
O Cine Itamara Dias é uma ação audiovisual que tem como proposta se utilizar do cinema como ferramenta de informação, reflexão e luta social.
Itamara Dias é o nome de uma mulher de 30 anos que foi morta em Mogi Guaçu em março deste ano; em mais um caso em que o assassino tentou alterar a cena do crime alegando que ela havia cometido suicídio. “E em memória de Itamara utilizamos o cine popular como um instrumento de discussão e desconstrução de diversas opressões e violência”, frisou o Coletivo Cine Itamara Dias.