sábado, abril 19, 2025
INICIAL☆ Destaque 2Mogi Mirim lança Plano Municipal de Vacinação contra novo coronavírus

Mogi Mirim lança Plano Municipal de Vacinação contra novo coronavírus

Clara Carvalho, secretária de Saúde. Foto: Silveira Jr./Prefeitura

Ao lado do prefeito Paulo Silva (PDT) e da vice-prefeita Maria Alice Mostardinha (SD), a secretária de Saúde, Clara Carvalho, divulgou à imprensa ontem o lançamento do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, que é idêntico ao Plano Estadual.

Mogi Mirim vai receber 40 mil doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para imunização, em duas doses, a partir do dia 25 próximo, de profissionais de saúde, indígenas, quilombolas e idosos acima de 60 anos.

Esse público, que totaliza 20 mil pessoas, é o que compõe o principal grupo de risco da doença, segundo a própria secretária de Saúde.

A vacinação começa dia 25, última segunda do mês, para trabalhadores da saúde, e a partir do dia 8 de fevereiro para os idosos, seguindo o cronograma traçado pelo plano, encerrando no dia 22 de março. Confira quadro ao lado.

“A CoronaVac deve ser aprovada pela Anvisa até 15 de janeiro e já há uma programação para Mogi Mirim começar a receber as doses, de forma fracionada, a partir do dia 23 e, então, começaremos a vacinar dia 25”, informou Clara Carvalho.

São necessárias duas doses e com intervalo de 21 dias entre elas.

Estrutura

A secretária de Saúde garantiu que o município está com a estrutura preparada para começar a imunizar a população. Adiantou que as pessoas com comorbidades, que também fazem parte do grupo de risco, devem receber as doses da CoronaVac em uma segunda fase, ainda sem data agendada.

Os postos de saúde farão uma força-tarefa das 7h às 19h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 8h às 17h, para que não haja aglomeração. Vai ter um ponto de vacinação no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e postos volantes para atender, por exemplo, a população rural.

“Todos do grupo de risco serão imunizados, mas não haverá a obrigatoriedade. Porque as pessoas precisam entender que a vacina é, sim, segura e evita casos graves da doença, como internações e até óbitos”, ressaltou Clara Carvalho.

Plano Municipal de Vacinação contra Covid-19

Trabalhadores de Saúde, indígenas e quilombolas – 25 de janeiro (1ª dose); 15 de fevereiro (2ª dose)

75 anos ou mais – 8 de fevereiro (1ª dose); 1º de março (2ª dose)

70 a 74 anos – 15 de fevereiro (1ª dose); 8 de março (2ª dose)

65 a 69 anos – 22 de fevereiro (1ª dose); 15 de março (2ª dose)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments