Entre a última segunda-feira, dia 11, e o dia 22 de novembro, Marília será a casa do esporte paulista. A cidade é a sede da 83ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barione. A competição é a maior entre as poliesportivas no Brasil e em toda a América Latina. São 30 modalidades e 17 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes esportivos de 206 cidades paulistas.
Após três anos de ausência nos Jogos Regionais, Mogi Mirim voltou em 2019 e conquistou posições suficientes para ter representantes nos Abertos. Com uma delegação composta por 49 atletas, a cidade terá representantes em seis modalidades: atletismo ACD (1 atleta), futsal feminino adulto (12 atletas), handebol feminino até 20 anos (13 atletas), natação mista (9 homens e 1 mulher), tênis de campo masculino e feminino (5 mulheres e 4 homens) e tênis de mesa masculino até 20 anos (4 atletas).
O handebol feminino será representado pela equipe do Clube Mogiano, responsável por resultados expressivos na temporada, e sempre com expectativa pela conquista de uma medalha. A mesma situação ocorre com a natação, em que a cidade contará com a força da Academia Free Play Sports.
“Vamos confiantes para a conquista de medalhas. O importante é participar, competir, mas a expectativa de medalhas existe. Nossa ida aos Jogos Abertos mostra nossa preocupação e a importância do Esporte para a cidade. Os Jogos Escolares já foram um sucesso, e agora temos mais essa conquista, que é a participação dos Jogos Abertos”, celebrou o secretário de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Osvaldo Dovigo.
O atletismo ACD foi realizado no dia 13, e o representante local, Carlos Bill de Oliveira, campeão na categoria F36 no arremesso de dardo, lançamento de disco e arremesso de peso nos Regionais, sofreu uma contusão no dia anterior, que o impediu de participar das disputas. Outra modalidade que estreou no dia 13 foi o tênis feminino, com Anita Bizigato Portes e Gabriela de Andrade.
Na chave de eliminatória simples, Gabriela enfrentou a fortíssima equipe de São Carlos, sendo derrotada por 2 sets a 0. As meninas do handebol sub20 estrearam também no dia 13 e com uma vitória contra Ribeirão Preto, pelo placar de 29 a 20. Hoje, dia 15, elas terão pela frente a rival São José dos Campos, já com o passaporte carimbado para a próxima fase.
O handebol é representado pelas atletas Ana Júlia Souza Porfirio, Bruna Bosso Guimarães, Bruna Rodrigues Jordão, Clara Marocco Duran, Giovana Ferreira da Silva, Isabelly Bonanno de Souza, Laura Soares Weitzel, Livia Mussatto, Maine da Silva Ferreira Pinto, Maria Eduarda Ide Carvalho, Mayara Ricci Garcia, Milena Rafaella de Moraes e Yasmin de Caroles Sodre.
No tênis de campo feminino, além de Anita Portes e Gabriela de Andrade, também representam a cidade Giovana Chung Ravanini, Giovana Schincariol Delatorre Barbosa e Nathalia Silva Bridi Dias. Já Gustavo Sutani de Danielli, Lucas Longato Costa, Matheus Giovani Baia e Murilo Sutani de Danieli são os atletas no masculino. O tênis de mesa masculino tem a delegação composta por Adryan Victor Honório, Igor Simôes da Silva, Leonardo Vieira e Matheus Albano Porto. Bárbara Cecato Barbosa, Yuri Tosta, Tomas Coradi Lino, Sílvio Rafael Dias da Silva, Samuel Ferla Iamarino, Murilo Cecato Barbosa, Leonardo Toledo Adorno, Conrado Coradi Lino, Caio Francatto Laudares e Breno Baumann Poli são os atletas da natação.
O futsal feminino foi inscrito com Aline de Oliveira, Ana Carolina dos Santos Ferreira, Camila Correa, Dara Letícia Ferreira Coutinho, Gabrielly Santos Pinheiro, Jammily Vitória Pinheiro, Keren Cristina Moreira, Maria Carolina dos Santos Laureano da Silva, Naiane Alice Aparecida Brozinga, Naiara Silmeia Ester Brozinga e Sirlene Aparecida Borges. A delegação mogimiriana é chefiada por Mara Turola, ex-atleta local e funcionária da Sejel.